Dia Nacional do Agente de Segurança Socioeducativo passa a ser celebrado no Brasil
Everton Dimoni / Ascom Seprev
A partir deste ano, graças a Lei nº 14.966/24, o dia 4 de outubro se tornou o Dia Nacional do Agente de Segurança Socioeducativo. É um reconhecimento público ao trabalho desses profissionais que atuam na segurança das unidades de internação que abrigam adolescentes e jovens em conflito com a lei.
Em Alagoas, o sistema socioeducativo conta com 653 agentes, que realizam o trabalho de escolta, supervisão, revista, fiscalização, entre outras funções essenciais, nas 13 unidades de internação em funcionamento no estado. O serviço é coordenado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio da Superintendência de Medidas Socioeducativas.
A agente Laís Rocha atua na socioeducação há quase 10 anos e hoje
integra o grupo especializado de Gerenciamento e Contenção (Gcon) da Seprev.
Para ela, o marco enaltece a contribuição da categoria para a reinserção social
dos jovens e adolescentes em cumprimento de medida.
“É com muita satisfação que dedico quase 10 anos da minha vida a este trabalho, que representa um projeto de esperança para a nossa sociedade em Alagoas. A data de hoje é um justo reconhecimento ao nosso empenho para que os jovens que passam pela socioeducação retornem à sociedade e ao seio familiar com uma nova perspectiva de vida. Para mim é um privilégio fazer parte desse time”, afirmou Laís.
Para o superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Daniel Alcântara, este é um momento especial para o reconhecimento da profissão. “É um dia para reconhecermos o trabalho de cada agente, que desempenha um papel fundamental com o público socioeducativo. Que este dia seja uma oportunidade de valorização da categoria e reflexão sobre a importância desse trabalho coletivo”, afirmou Daniel Alcântara.
A titular da Seprev, Paloma Tojal, enalteceu o trabalho dos
agentes socioeducativos para o êxito da medida e a inclusão social do público
em conflito com a lei.
“Esses profissionais desempenham um papel fundamental no processo de reinserção social dos jovens e adolescentes que, por algum motivo, conflitaram com a lei. Parabenizo a todos esses profissionais, em especial os agentes de Alagoas, que atuam diuturnamente na construção de uma sociedade mais pacífica e segura, como todos desejamos”, afirmou a secretária.