Mamografia de rastreio: oncologista do Hospital da Mulher explica o que é e quando é indicado
Daniel Tavares / Ascom Sesau
O câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, conforme apontam os dados do Ministério da Saúde (MS). Contudo, esse tipo de tumor é o que mais causa mortes pela doença em mulheres no país. Diante desse cenário, a oncologista Rafaella Toledo, que atua no Hospital da Mulher (HM), em Maceió, explica que é importante a realização da mamografia de rastreio, para diagnosticar a doença de forma precoce, e aumentar, assim, as chances de cura.
A especialista esclarece que a mamografia de rastreio é indicada para mulheres a partir dos 40 anos. Ela deve ser realizada anualmente, mediante prescrição e encaminhamentos feitos na Atenção Primária em Saúde, cujo gerenciamento no Sistema Único de Saúde (SUS) cabe às Secretarias Municipais de Saúde (SMSs).
"A mamografia de rastreamento do câncer de mama é uma estratégia eficaz e também muito importante, que deve ser dirigida às mulheres na faixa etária e periodicidade preconizada, mediante estudos científicos. Através desta estratégia, que também é adotada em outros países, ocorre a redução da mortalidade por câncer de mama, já que o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura", reforçou a oncologista do HM.
A indicação da realização da mamografia de rastreio antes dos 40 anos deve ocorrer no caso de haver familiar de primeiro grau, que pode ser mãe, irmã ou filha, com diagnóstico de câncer de mama. O exame também é indicado antes dos 40 anos nos casos de diagnóstico de câncer de ovário em familiar de primeiro grau, em qualquer faixa etária, ou familiar homem com diagnóstico de câncer de mama, independentemente da idade.
“No caso, por exemplo, de uma paciente que teve a mãe com câncer de mama aos 40 anos, o rastreio dessa mulher inicia 10 anos antes da idade em que a mãe teve o câncer diagnosticado, ou seja, a partir dos 30 anos, nessa situação hipotética. Também vale citar que o sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular”, explicou a profissional.
Hospital da Mulher oferece exame de mamografia
Visando o bem-estar e a saúde da mulher, o Hospital da Mulher, localizado no bairro do Poço, em Maceió, oferece a realização do exame de mamografia sem a necessidade de agendamento prévio. Portanto, as mulheres podem ir até a unidade hospitalar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, levando o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), CPF, comprovante de residência e a solicitação médica.
A aposentada Suelene Martins realizou exame de mamografia no HM e destacou a agilidade e praticidade para a realização do procedimento. “Cheguei com a prescrição e já fui logo atendida, não foi preciso agendar. Fui muito bem atendida. Os profissionais foram muito gentis e me trataram extremamente bem. Eu também indico a todas as mulheres a procurarem o hospital para cuidarem da sua saúde”, afirmou.