Detran na Escola realiza ações educativas em 70 municípios durante a Semana Nacional de Trânsito
Formar, educar e multiplicar. O Programa Detran na Escola potencializou as ações educativas comumente realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) durante a Semana Nacional de Trânsito (SNT) deste ano. O programa chegou a 70 municípios em todas as regiões do estado, alcançando 160 mil alunos em 340 escolas desde o lançamento, em fevereiro deste ano. Escolas que antes não trabalhavam a temática do trânsito usaram a SNT para incitar os alunos a pensar e trabalhar em projetos voltados para o tema.
Após a capacitação dos professores, promovida pelo programa, as ações educativas de trânsito dentro das escolas aumentaram durante a Semana Nacional do Trânsito, a exemplo de interações com os alunos fantasiados de semáforo, faixa de pedestre pintada no pátio, criação de músicas com a temática e desfile com as placas de trânsito. Essas atividades fortaleceram e ampliaram as ações realizadas pelo setor de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores (Edutran) do Detran. Com isso, a conscientização sobre as boas práticas no trânsito está alcançando mais escolas e chegando a um número maior de crianças e jovens.
Um exemplo de como o programa tem sido efetivo é a escola Lourenço de Almeida, em Arapiraca, que levou os estudantes - moradores do Povoado Bálsamo, na zona rural - para ver pela primeira vez uma ciclovia. O professor Anderson Leão destacou a importância da visita dos alunos à Ciclovia do Trabalhador, onde as crianças aprenderam na prática sobre o uso seguro da bicicleta e as regras de trânsito. "Os alunos são da zona rural e muitos não conheciam uma ciclovia. Trouxemos 40 alunos para viver essa experiência, entender a importância da sinalização e do uso de capacetes. Essa vivência amplia a conscientização e a segurança no trânsito", explicou Leão.
A iniciativa representa a relevância das atividades práticas, como as aulas de campo, para ampliar o repertório de conhecimentos sobre a cidade, utilizando o desenho das vias como recurso de aprendizagem e observando na prática o que foi abordado em sala de aula. A superintendente de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, Sonály Bastos, destaca o impacto do programa. "O Detran na Escola é um marco na educação para o trânsito em Alagoas e no Brasil. Estamos falando de uma iniciativa inovadora que vem preparando as futuras gerações para um trânsito mais seguro e consciente. Nossa meta é atingir cada vez mais escolas, porque acreditamos que a educação é o caminho para a mudança", afirmou.
Parceria com o Dnit
O
Programa Detran na Escola é uma iniciativa do Detran Alagoas em parceria com o
Conexão Dnit, que visa inserir a educação para o trânsito de forma transversal
nas escolas de ensino fundamental e médio, tanto públicas quanto particulares.
A proposta é capacitar professores, permitindo que eles levem conteúdos sobre
segurança viária para dentro da sala de aula e integrando-o às disciplinas
regulares, como matemática e português. A meta é formar cidadãos mais
conscientes sobre o trânsito, desde a infância.
Diante da relevância do projeto, foram realizadas duas mostras de trabalhos com a temática do trânsito. A primeira em Maceió e a segunda em Arapiraca, reunindo representantes da capital e de dezenas de cidades do interior para pensar e compartilhar a conscientização sobre a segurança no trânsito.
Projeto Multiplicadores: Expansão da Educação para o Trânsito
Além do Detran na Escola, o Detran Alagoas também reforça a conscientização com o projeto "Multiplicadores da Educação para o Trânsito". Em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o projeto já formou mais de 500 estudantes universitários em cursos presenciais e a distância das graduações de geografia e pedagogia.
Os "Multiplicadores" realizam intervenções em suas comunidades, promovendo palestras e atividades educativas, com o objetivo de disseminar o conhecimento adquirido sobre segurança no trânsito.
Este ano, durante a Semana Nacional de Trânsito, o projeto realizou aplicação prática do aprendizado no interior, em Girau do Ponciano e Taquarana. Durante a SNT também foram ministradas duas aulas da segunda etapa do curso para a turma deste ano da Ufal.