TEATRO

Festival Caixote da Arte termina nesta terça-feira com espetáculo teatral gratuito

O evento, que começou em maio, encerra a programação com o espetáculo Rato de Biblioteca, no Instituto Rizzo, às 19h, com entrada gratuita

Por Allysis Inteligência Empresarial Publicado em 05/09/2026 às 13:08
Thaise Monteiro

A apresentação da peça Rato de Biblioteca, com a Cia de Arte Poesia Que Gira, encerra a programação do Festival Caixote da Arte, na próxima terça-feira (8/9), às 19 horas, no Instituto Rizzo. Mantendo o caráter inclusivo da iniciativa, haverá intérprete de Libras. A entrada é gratuita e o espaço sujeito a lotação.

Na peça Rato de Biblioteca, duas moradoras de uma biblioteca, uma rata e uma traça, tentam impedir que a casa em que vivem seja fechada por falta de público leitor. Para tanto, elaboram planos envolvendo diversas artes, principalmente o circo, para fazer com que a biblioteca volte a funcionar, afinal, onde viverão se não puderem habitar seus livros?

O espetáculo apresenta as figuras do rato e da traça, animais que ‘devoram’ o livro em busca de sobrevivência, como metáfora da figura humana, que “devora” o livro através da leitura, apresentando a imagem do leitor voraz que, por meio do ato de ler, adquire o conhecimento, esse bem simbólico indispensável para a formação humana. O texto é de Thaise Monteiro e a direção é de Fernanda Pimenta, que atuam na peça.

Balanço do Festival

Realizado desde maio pela Roncato Produções Artísticas, com recursos do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, o Festival Caixote da Arte realizou 16 apresentações de artes cênicas, de 15 espetáculos diferentes. Foram 13 peças teatrais, incluindo linguagem de teatro de boneco de espuma e de mamulengo; dois espetáculos de dança e uma experiência imersiva para bebês e famílias.

De maio a setembro deste ano, o Festival Caixote da Arte percorreu sete espaços culturais de Goiânia, onde apresentou espetáculos de 13 companhias diferentes A iniciativa ainda realizou seis oficinas de artes cênicas com crianças e adolescentes, que resultou na Mostra Brincadeirança, quando foram exibidas as performances criadas e desenvolvidas durante as oficinas.

“Estou muito satisfeito com tudo o que construímos ao longo desses meses. Alcançamos diretamente milhares de pessoas entre crianças, famílias, artistas, educadores, pesquisadores, produtores e participantes das diferentes atividades. Encerramos esta primeira edição muito felizes e já nos preparando para uma nova edição em 2027, certamente com mais maturidade, mais experiência, mais potência e novas possibilidades”, comemora Vanderlei Roncato, coordenador geral do Festival.

Programação diversificada e inclusiva

Com quatro eixos principais – seminários, oficinas, mostra e caravana artística –, o Festival promoveu uma programação totalmente gratuita que articulou formação, criação e difusão cultural. Realizou uma experiência artística inclusiva – com a participação de intérpretes de Libras em algumas apresentações –, acessível e multicultural, com foco na valorização do protagonismo infantil e descentralização do acesso à arte.

“A diversidade da programação fez do Festival um organismo vivo de trocas, diálogos, experiências e vivências. Conseguimos descentralizar e democratizar o acesso à arte, chegar a diferentes públicos e territórios, promover formação, inclusão e acessibilidade e, sobretudo, colocar as infâncias no centro dessa experiência artística. Também conseguimos aproximar quem pesquisa, quem produz, quem ensina e quem faz arte para as infâncias da própria sociedade”, comemora Vanderlei Roncato.

O Festival Arte do Caixote contou com o patrocínio da Pirakids/Piracanjuba e o apoio cultural da Roncato Assessoria e Eventos, Instituto Rizzo, Wave Studio, Ponto de Cultura Caixote da Arte, Universidade Federal de Goiás (UFG), Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar em Artes da Cena da UFG, Ateliê de Pesquisas e Práticas Interartísticas e Transdisciplinares para/com as Infâncias da UFG, Centro Cultural UFG, Ponto de Cultura Viva o Centro, Sesc Goiás – Teatro Sesc Centro e Teatro Sest Senat.

Serviço

Encerramento do Festival Caixote da Arte

Espetáculo: Rato de Biblioteca

Artista: Cia de Arte Poesia Que Gira

Quando: 8 de setembro (terça-feira), às 19h

Onde: Instituto Rizzo (Av. Cora Coralina esq. c/ Rua 94 nº 242, Setor Sul, Goiânia-GO)

Entrada gratuita (sujeita a lotação do espaço)

Crédito fotográfico: Thaise Monteiro

Galeria de fotos