CONDENAÇÃO POR RACISMO

Rodrigo Branco divulga novo pedido de desculpas a Thelma Assis e Maju Coutinho

Empresário afirmou que não vai recorrer da decisão e disse ter pago R$ 76.061,07 após condenação na Justiça

Por Estadao Conteudo Publicado em 23/06/2026 às 11:27
Reprodução

Condenado pela Justiça por comentários racistas feitos em 2020 contra Thelma Assis, vencedora do Big Brother Brasil 2020, Rodrigo Branco publicou um novo vídeo de desculpas à ex-BBB e à jornalista Maju Coutinho. Na publicação feita no Instagram, o empresário afirmou que espera que o caso “sirva de exemplo na luta contra o racismo”.

“Já fiz um vídeo em 2020, fiz um vídeo em 2022, os dois estão publicados no meu feed, eu nunca apaguei, eu nunca tentei fingir que não aconteceu, nunca tentei esconder nada disso e não é agora que eu vou me esconder”, declarou o influenciador no vídeo, compartilhado na noite de segunda-feira, 22.

Rodrigo também disse que, ao tomar conhecimento da condenação, decidiu não recorrer. “No momento que eu soube da condenação, eu falei com o meu advogado, eu falei, não quero recorrer, não quero nada, eu quero cumprir integralmente o que foi determinado e hoje eu efetuei o pagamento de R$ 76.061,07 e eu entendo que assumir a responsabilidade é parte do aprendizado.”

Segundo ele, o cumprimento da decisão ocorreu “de cabeça erguida”. Rodrigo afirmou ainda que passou por seis anos de “muitas conversas difíceis” e destacou que, nos últimos anos, participou e divulgou projetos sociais em apoio à causa antirracista.

“O aprendizado nunca termina com uma sentença, com um pagamento, não termina com um vídeo de desculpas, é um exercício diário, um dia a dia, não tem outra forma”, afirmou.

No vídeo, Rodrigo pediu desculpas nominalmente às pessoas citadas no caso. “Quero, nominalmente, pedir desculpas à Thelma Assis, a Thelminha, à Maju Coutinho, à minha amiga pessoal Ju de Paulla, que tava comigo na live, e todas as outras pessoas que foram atingidas direta ou indiretamente com esse vídeo.”

Nos comentários da publicação, Rodrigo recebeu manifestações de apoio de famosos como Xuxa, Gominho e Deborah Secco. “Ro, achei de muita coragem e valia o que você fez… Errei muito e estamos aqui pra aprender e tentar errar menos... É que essa pauta dói muito e nós brancos nunca vamos entender essa dor”, escreveu a apresentadora.

Deborah Secco também comentou a postagem. “A gente erra, aprende, se responsabiliza pelos nossos erros e faz diferente. Te amo e amo acompanhar sua evolução”, escreveu a atriz.

Adriane Galisteu e Astrid Fontenelle também estão entre os famosos que manifestaram apoio ao influenciador.

Relembre o caso

Ao comentar o BBB20 ao lado de Ju de Paulla, Rodrigo afirmou que a torcida pela vitória de Thelma no reality existia “porque ela é negra” e argumentou que votar na futura campeã seria uma forma de racismo.

Na mesma ocasião, o influenciador questionou a trajetória de Maju Coutinho, dizendo que a jornalista fazia parte de um grupo de pessoas negras que só haviam conquistado espaço por questões raciais. “Ela fala tudo errado. Ela só está lá por causa da cor”, disse ele à época.

A condenação de Rodrigo foi determinada pela juíza Flávia Snaider Ribeiro, da 6ª Vara Cível de São Paulo, que ordenou o pagamento de R$ 40 mil a Thelma. O destino dos R$ 36 mil restantes não foi especificado.