CINEMA BRASILEIRO

Lula comenta derrota de O Agente Secreto no Oscar: 'orgulho de todos vocês e do nosso cinema'

Presidente destaca cinco indicações brasileiras e celebra reconhecimento internacional do audiovisual nacional

Publicado em 16/03/2026 às 08:37
Lula comenta derrota de O Agente Secreto no Oscar: 'orgulho de todos vocês e do nosso cinema' Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se pronunciou na madrugada desta segunda-feira (16) após o filme brasileiro O Agente Secreto encerrar sua participação no Oscar 2026 sem conquistar estatuetas. O longa-metragem concorreu em quatro categorias, mas não foi premiado na cerimônia realizada nos Estados Unidos.

A declaração, assinada também pela primeira-dama Janja Lula da Silva, foi publicada nas redes sociais. Lula afirmou que, mesmo sem uma vitória, a presença do Brasil na premiação é motivo de orgulho e representa um importante reconhecimento para o audiovisual nacional.

Cinco cronogramas brasileiros na premiação

No texto, o presidente destacou que o Brasil alcançou cinco limites ao Oscar nesta edição, número que, segundo ele, reforça o reconhecimento internacional do cinema brasileiro.

O Agente Secreto , dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Direção de Elenco.

Além disso, o brasileiro Adolpho Veloso concorreu ao prêmio de Melhor Fotografia pelo trabalho no filme Sonhos de Trem .

“Foram cinco restrições ao maior prêmio do cinema mundial, mostrando novamente a força do nosso cinema e o talento dos nossos atores, atrizes, diretores e de toda a equipe técnica que faz essa arte acontecer”, escreveu Lula.

Reconhecimento internacional do cinema brasileiro

Na mensagem, o presidente ressaltou que a presença do Brasil na premiação amplia a visibilidade da cultura nacional no exterior e contribui para projetar as histórias brasileiras ao público internacional.

“É o Brasil levando ao mundo a potência da nossa cultura e das nossas histórias”, afirmou.

Ainda que nenhum prêmio tenha sido conquistado nesta edição, a participação brasileira foi considerada por muitos como um momento de destaque para o audiovisual do país, especialmente pelo número de periodicidade e pela presença em categorias de grande relevância.

Parabéns aos profissionais indicados

Ao final da publicação, Lula e Janja parabenizaram os artistas e profissionais envolvidos nas produções indicadas.

O presidente citou o diretor Kleber Mendonça Filho, os atores Wagner Moura e Gabriel Domingues, além de toda a equipe de O Agente Secreto . O casal também parabenizou o diretor de fotografia Adolpho Veloso, indicado pelo trabalho em Sonhos de Trem .

“Temos muito orgulho de todos vocês e do nosso cinema”, concluiu a mensagem divulgada nas redes sociais.