OBRA

Artista visual transforma madeira em ilustrações para livros livros infantojuvenis

Paulo Rea lança “Distante… mas nem tanto” e “Quem vem lá?”, que apresentam a marchetaria como recurso central das ilustrações

Por Grupo Eureka – Assessoria de Imprensa Publicado em 25/02/2026 às 13:20

Na era em que uma ilustração pode ser criada em segundos por inteligência artificial, o artista visual Paulo Rea escolhe o caminho oposto: cria histórias com as mãos, lâmina por lâmina, sobre madeira. Trata-se da técnica conhecida como marchetaria, arte base para seus dois livros infantojuvenis Distante… mas nem tanto e Quem vem lá?, que serão lançados no sábado, 7 de março - ambos pela Editora Eureka.  

O evento será na Livraria Novosete, na Vila Mariana, em São Paulo, e incluirá apresentação das obras originais em madeira que deram origem às ilustrações, além de sessão de leitura das histórias. A programação destaca o processo artístico e valoriza o trabalho manual como parte essencial da experiência literária.

Em Distante… mas nem tanto, o autor aborda amizade, superação de diferenças, viagem espacial e autoconhecimento. A narrativa propõe reflexão sobre pertencimento e aceitação. Já o livro Quem vem lá? constrói uma narrativa baseada na curiosidade e no suspense, convidando a criança à descoberta em cada página.

Segundo Paulo Rea, os lançamentos reforçam a proposta de aproximar o público Infantojuvenil tanto da leitura quanto da marchetaria. “A marchetaria é uma técnica artesanal milenar, que data do Egito Antigo! Por isso, estou muito feliz em apresentar esses livros, será uma oportunidade de compartilhar as histórias e permitir que as crianças tenham contato com está forma de arte como parte da experiência de leitura”, afirma.

A técnica

A marchetaria é uma técnica artesanal que compõe imagens e padrões a partir da combinação de diferentes lâminas de madeira. O artista seleciona, recorta e encaixa manualmente cada fragmento, explorando as variações naturais de cor, textura e tonalidade do material até formar a imagem final. 

Diferentemente da xilogravura — técnica em que a madeira é entalhada para servir de matriz de impressão —, a marchetaria não parte do corte para gerar cópias, mas da soma precisa de peças que se ajustam como um mosaico. O resultado preserva os veios originais da madeira e confere singularidade a cada composição que, no caso dos livros de Paulo Rea, dá origem às imagens publicadas.

Sobre o autor

Formado em Psicologia pela PUC-SP, Paulo Rea iniciou sua trajetória como artista visual em 1992. Ao longo dos anos, aprofundou sua formação com nomes como Carlos Fajardo, Celso Orsini, Artur Lascher, Claudio Tozzi e Dudi Maia Rosa. Desde 1998, passou a trabalhar com madeira no ateliê Cose Di Legno, de Piero Calò, onde consolidou a marchetaria como linguagem central de sua produção artística, desenvolvendo obras visuais, peças de design e ilustrações com identidade própria.

Editora Eureka

A Editora Eureka faz parte do Grupo Eureka, que atua há mais de 27 anos no Brasil com projetos voltados à educação, colaborando com estudantes, professores e famílias. Com um portfólio que inclui publicações literárias e educacionais, a editora busca transformar cada livro em uma experiência de encantamento e aprendizagem, conectando arte e conhecimento. Reconhecida pelo cuidado editorial e pelo compromisso com a qualidade, a Editora Eureka valoriza histórias que inspiram leitores de todas as idades e fortalecem o papel da leitura como ponte entre gerações.

Serviço

 Lançamentos dos livros Distante… mas nem tanto e Quem vem lá?

Autoria: Paulo Rea

Editora: Editora Eureka

Público: Infantojuvenil

Data: 7 de março (sábado)

Horário: Das 14h30 às 17h30

Local: Livraria Novesete – Vila Mariana, São Paulo

Valor: Distante... mas nem tanto! - R$ 96,40 e Quem vem lá? - R$ 79,90