LUTO NA TELEVISÃO

Patrick Dempsey relata últimos dias de Eric Dane e destaca luta contra ELA

Ator de Grey's Anatomy fala sobre o impacto da doença e as lembranças ao lado do colega, que morreu aos 53 anos

Publicado em 21/02/2026 às 09:16
Patrick Dempsey Reprodução / Instagram

O ator Patrick Dempsey compartilhou detalhes emocionantes sobre seus últimos contatos com Eric Dane, colega de elenco em Grey's Anatomy, que faleceu na última quinta-feira, 19, aos 53 anos, menos de um ano após ser diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA).

Em entrevista ao programa The Chris Evans Breakfast Show, nesta sexta-feira, 20, Dempsey falou sobre a perda do amigo e como foram seus últimos dias de vida.

"Eu me correspondia com ele, trocávamos mensagens de texto, então falei com ele há uma semana. Alguns amigos em comum foram vê-lo e me informaram que ele estava começando a perder a fala", relatou o ator.

Segundo Dempsey, Dane já estava acamado e enfrentava dificuldades para engolir. "Sua qualidade de vida estava se deteriorando muito rapidamente", revelou, acrescentando que prefere guardar as lembranças do colega pela alegria e bom humor no trabalho. "Ele era o cara mais engraçado, era uma alegria trabalhar com ele e eu quero me lembrar dele nesse espírito, porque sempre que ele estava no set, nos divertimos muito", afirmou.

Dempsey também relembrou o início da parceria com Dane, intérprete do Dr. Mark Sloan da segunda à nona temporada da série, enquanto ele mesmo viveu o Dr. Derek Shepherd. "Ele foi fácil de trabalhar, nos entendemos instantaneamente. A primeira cena era ele, sabe, em todo o seu esplendor: saía do banheiro com a toalha na cintura, espetacular, fazendo você se sentir completamente fora de forma e insignificante", brincou.

O ator destacou ainda o respeito mútuo e a inteligência de Dane. "Sempre vou lembrar daqueles momentos divertidos que compartilhamos e celebrar a alegria que ele trouxe para a vida das pessoas", afirmou Dempsey, protagonista de filmes como Encantada e O melhor amigo da noiva.

Patrick Dempsey ressaltou o papel de Dane na conscientização sobre a ELA. "Ele fez um trabalho incrível ao conscientizar sobre essa doença horrível. Simplesmente nos lembra que todos nós temos que celebrar cada dia como se fosse nosso último", disse.

Eric Dane passou seus últimos dias cercado por amigos, esposa e filhas. Ao anunciar sua morte, a família prestou uma homenagem ao ator.

"Ao longo de sua experiência com a ELA, Eric tornou-se um defensor apaixonado da conscientização e da pesquisa, determinado a contribuir para a vida de outras pessoas que enfrentam a mesma luta. Ele fará muita falta e será sempre lembrado com carinho. Eric adorava seus fãs e será eternamente grato pelo amor e apoio que recebeu. A família pediu privacidade enquanto passam por esse momento difícil", diz o comunicado.

A esclerose lateral amiotrófica é uma doença progressiva que atinge as células nervosas responsáveis pelo controle dos músculos do corpo. Com o avanço da doença, essas células e conexões são destruídas, comprometendo funções como andar, falar e respirar. A maioria dos pacientes morre entre três e cinco anos após o diagnóstico.