CELEBRIDADES

Liza Minnelli revela ter sido forçada a usar cadeira de rodas no Oscar 2022

Em autobiografia, atriz conta que decisão foi tomada sem seu consentimento e a deixou abalada durante a premiação

Publicado em 20/02/2026 às 21:38
Liza Minnelli Reprodução / Instagram

Liza Minnelli revelou que foi forçada pela Academia do Oscar a usar uma cadeira de rodas durante a cerimônia de 2022. O relato está em seu livro recém-lançado, Kids, Wait Till You Hear This!.

Aos 76 anos, conhecida mundialmente por filmes como Cabaret, Minnelli dividiu o palco com Lady Gaga para anunciar o prêmio de Melhor Filme, justamente no ano em que Cabaret completou 50 anos. Segundo a artista, o uso da cadeira de rodas foi imposto sem qualquer consulta prévia.

"Inexplicavelmente, me ordenaram — nem sequer me perguntaram — que me sentasse em uma cadeira de rodas ou que não comparecesse de jeito nenhum", escreveu Liza.

A artista esperava ficar acomodada em uma cadeira de diretor, o que lhe permitiria visualizar o teleprompter com mais facilidade, mas, segundo ela, os planos foram alterados de última hora. A justificativa oficial teria sido a preocupação com sua idade e segurança.

"Disseram-me que era por causa da minha idade e por razões de segurança, porque eu poderia escorregar da cadeira do diretor, o que era uma grande mentira. Eu não aceitaria ser tratada dessa forma, eu disse. Fiquei arrasada. Eu estava muito mais baixa do que estaria na cadeira do diretor. Agora eu não conseguia ler o teleprompter acima de mim com facilidade", desabafou.

No livro, Minnelli também destaca o apoio de Lady Gaga durante a apresentação e reforça que ficou emocionalmente abalada com a situação.