CINEMA INTERNACIONAL

Lumière: 'O Agente Secreto' vence prêmio de melhor filme estrangeiro

Longa brasileiro conquista categoria de melhor coprodução internacional em prestigiada premiação francesa

Publicado em 19/01/2026 às 16:58
O Agente Secreto Reprodução / Agência Brasil

O Agente Secreto conquistou mais um reconhecimento internacional. Na noite do último domingo, 18, o longa brasileiro foi premiado como melhor coprodução internacional no Lumière, uma das mais prestigiadas premiações do cinema francês.

O filme é resultado de uma colaboração entre Brasil, Alemanha, França e Holanda, consolidando-se como exemplo de produção multicultural.

Na mesma cerimônia, o francês O Estrangeiro, dirigido por François Ozon, foi um dos grandes destaques ao vencer nas categorias de melhor filme, melhor ator e melhor direção de fotografia. O longa é uma adaptação do clássico literário homônimo de Albert Camus.

Indicações e vitórias de O Agente Secreto

Estrelado por Wagner Moura e dirigido por Kleber Mendonça Filho, O Agente Secreto acumula indicações e vitórias em importantes premiações mundiais. Entre os reconhecimentos mais recentes, estão o Critics Choice Awards, na categoria de Melhor Filme Internacional, e o Globo de Ouro, onde o filme venceu como Melhor Filme de Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama.

Com a temporada de premiações em andamento, a expectativa agora se volta para o Oscar, que acontece em 15 de março, em Los Angeles. Os indicados serão anunciados nesta quinta-feira, 22.