LITERATURA

Editora Relicário lança o livro “Guerrilhas Históricas”, de Pedro Kalil

Obra investiga teorias feministas nas artes e propõe uma reescrita crítica da história a partir da literatura, do cinema e do teatro

Por Assessoria Publicado em 19/01/2026 às 13:19

Editora Relicário lança o livro “Guerrilhas Históricas”, do Prof. Dr. Pedro Kalil, resultado de mais de uma década de pesquisa dedicada às teorias feministas desenvolvidas entre os anos 1960 e 1980. A publicação terá dois eventos de lançamento, um em Belo Horizonte e outro na cidade de Rio Acima. Em BH, o lançamento acontecerá no dia 28/01, quarta-feira, às 18:30, na Livraria Quixote (R. Fernandes Tourinho, 274. Belo Horizonte). Já em Rio Acima, será no dia 30/01, sexta-feira, das 11:00 às 13:00, na Praça Prefeito MIlton Gonçalves dos Santos. 

Devido ao trabalho de doutorado do autor, a pesquisa teve início em 2010 e foi defendida em 2014, com desdobramentos em universidades brasileiras e estrangeiras, além de três pós-doutorados. Em Guerrilhas Históricas, Pedro Kalil articula teoria da literatura, teoria do cinema e teoria do teatro a partir de uma perspectiva feminista, colocando em diálogo produções teóricas e artísticas que historicamente foram silenciadas ou excluídas das narrativas oficiais. Este projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo.

Memória, apagamento e disputa simbólica

O livro se debruça sobre um dos eixos centrais do feminismo das décadas de 1960 a 1980: a crítica à forma como a História foi escrita e aos mecanismos que apagaram a presença das mulheres do registro histórico. A partir desse diagnóstico, as teorias feministas passam a formular estratégias para interromper esse ciclo de omissão, propondo novos critérios de valoração estética, histórica e política.

Inspirado por autoras e artistas como Judy Chicago, Camara Obscura Collective, Caitlin Fisher, Susan Griffin, bell Hooks, Donna Haraway, Annette Kolodny, Toril Moi, B. Ruby Rich, entre outras, Pedro Kalil analisa como essas pensadoras e coletivos construíram uma verdadeira guerrilha simbólica no campo das artes e da teoria, questionando cânones, metodologias e ideologias dominantes.

Para o autor, revisitar essas produções é também um gesto político no presente. Ao investigar os apagamentos históricos, o livro atua para impedir que essas teorias sejam novamente eclipsadas, reafirmando a importância da memória como estratégia de sobrevivência e transformação.

Teoria comparada e novos caminhos críticos

A pesquisa se ancora em uma metodologia que o autor denomina Teoria Comparada, colocando lado a lado diferentes campos artísticos — cinema, teatro, literatura e artes visuais — para iluminar convergências, tensões e distinções entre as teorias feministas. Esse método já resultou em outras publicações do autor e se consolida em Guerrilhas Históricas como uma ferramenta crítica potente para pensar a teoria de forma não hierárquica e não singular.

Entre as estratégias feministas analisadas no livro estão a reavaliação de obras produzidas por mulheres, a criação de novos critérios críticos, o questionamento da ideologia por trás da escrita da história, a disputa no campo simbólico da cultura e a reconstrução do passado a partir de uma produção artística ativa no presente.

Vozes críticas sobre a obra

A publicação conta com prefácio da Profa. Dra. Ildney Cavalcanti, uma das principais teóricas do feminismo no Brasil e professora na Universidade Federal de Alagoas, e orelha assinada por Carla Italiano, pesquisadora da área de cinema em interlocução com os feminismos.

Para Carla Italiano: “Atravessa este livro um desejo de questionamento tão contagiante quanto desestabilizador. ‘Guerrilhas Históricas’ se debruça sobre teorizações feministas basilares em três campos artísticos – teatro, literatura e cinema –, abordando diversas questões que permanecem atuais.”

Já Ildney Cavalcanti professora destaca que “Este volume parte de uma revisitação de construções teóricas do chamado feminismo ocidental, com incursões em teorias que circularam nas últimas décadas do século passado e ofereceram chaves importantes para o cruzamento do (e a sobrevivência no) campo minado da academia e da crítica literária, ou seja, instituições (ainda, infelizmente) resistentes à revolução feminista e à diversidade”.

Sobre o autor

Pedro Kalil é professor, pesquisador e doutor, com atuação nas áreas de teoria da literatura, cinema, teatro e estudos feministas. Desenvolveu pesquisas no Brasil e no exterior, realizou três pós-doutorados e foi professor visitante na Universidade Federal de Alagoas. Sua produção acadêmica se destaca pelo diálogo transdisciplinar e pelo compromisso com a crítica feminista e os estudos de gênero.

SERVIÇO

Lançamento do livro “Guerrilhas Históricas” – Pedro Kalil

Editora Relicário

Lançamento em Belo Horizonte

Dia 28/01, quarta-feira, às 18:30.

Livraria Quixote - R. Fernandes Tourinho, 274. Belo Horizonte

Lançamento em Rio Acima (MG)

Dia 30/01, sexta-feira, das 11:00 às 13:00.

Praça Prefeito MIlton Gonçalves dos Santos.

Disponível em breve para venda on-line em: www.relicarioedicoes.com

Galeria de fotos