Maria Bethânia lança single com samba que celebra a religiosidade brasileira
Nova canção 'Vera Cruz', composta por Xande de Pilares e Paulo César Feital, integra turnê de 60 anos de carreira da artista e destaca ancestralidade e política.
Maria Bethânia lançou nesta sexta-feira, 16, o single 'Vera Cruz', pela gravadora Biscoito Fino. O samba, composto por Xande de Pilares e Paulo César Feital, foi escrito especialmente para a cantora baiana.
A faixa, gravada em estúdio, é uma das cinco inéditas que Bethânia vem apresentando na turnê 'Maria Bethânia - 60 anos de Carreira', que se encerra neste fim de semana, dias 17 e 18, no Rio de Janeiro. Os shows finais serão registrados em formato audiovisual.
'Vera Cruz' encerra as apresentações e tornou-se o ponto alto do espetáculo. Quando a turnê estreou, em setembro de 2025, o Brasil enfrentava sanções do então presidente americano, Donald Trump. Por isso, o verso "Chefe de outra pátria não induz quem vai me guiar" ganhou destaque e forte conotação política.
Durante a temporada paulistana da turnê, personalidades como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira-dama Janja da Silva, a ministra da Cultura Margareth Menezes, o ministro da Economia Fernando Haddad e o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso marcaram presença em uma das oito apresentações.
O samba 'Vera Cruz' ultrapassa o debate político e mergulha na religiosidade e ancestralidade brasileiras. Bethânia, que sempre transitou entre o candomblé e o catolicismo, aborda no novo single entidades muitas vezes alvo de preconceito, como Zé Pelintra e exus. Ao final da gravação, a artista entoa um trecho de 'Carcará' e afirma: "Isso é Brasil, iô-iô".
Com 80 anos recém-completados, Maria Bethânia prepara o lançamento do registro audiovisual da turnê e já planeja um novo álbum de estúdio.