Kleber Mendonça Filho comenta entrega de prêmio fora do palco no Critics Choice
Diretor brasileiro lamenta decisão da premiação de não apresentar prêmio internacional no palco e pede mais respeito a filmes estrangeiros.
Kleber Mendonça Filho, diretor do filme O Agente Secreto, que conquistou o prêmio de Melhor Filme Internacional no Critics Choice 2026, criticou a entrega do troféu fora do palco, atitude que gerou repercussão entre o público.
“Eu acho que tudo aquilo não teve um resultado muito positivo para o Critics Choice Association. Acho que foi um grande erro”, afirmou Kleber em entrevista à BBC News Brasil.
Nesta edição do prêmio, a categoria de Melhor Filme Internacional não foi apresentada no palco junto das demais, nem exibida ao vivo durante a cerimônia.
O prêmio foi entregue no tapete vermelho, logo na entrada do evento, durante uma entrevista com Kleber e a produtora Emilie Lesclaux, ambos surpreendidos pela situação. O momento foi mostrado brevemente nos intervalos da transmissão.
“Num momento político pelo qual os Estados Unidos passa atualmente, onde existe uma energia tão negativa em relação ao elemento externo, ao estrangeiro e ao imigrante, você fazer uma premiação internacional como o Critics Choice, com todos os diretores e diretoras internacionais presentes, e o prêmio ser entregue do lado de fora como algo frívolo e superficial, quase como uma brincadeira, não pegou bem, de forma alguma”, acrescentou o cineasta.
Kleber manifestou ainda a expectativa de mudança para as próximas edições: “Eu espero que no ano que vem os filmes estrangeiros tenham um tratamento mais respeitoso”.