O título do novo álbum do BTS e tudo o que você precisa saber sobre o retorno da banda de K-pop
NOVA YORK (AP) — Após um hiato musical de quase quatro anos, os gigantes do K-pop, BTS, estão de volta. Bem, quase.
Na manhã de quinta-feira, a empresa de entretenimento BigHit Music compartilhou nas redes sociais que o septeto — RM, Jin, Jimin, V, Suga, Jung Kook e j-hope — lançará um novo álbum no dia 20 de março, intitulado “ARIRANG”. Este será o quinto álbum do grupo.
Então, o que os ouvintes podem esperar?
O que sabemos sobre o novo álbum do BTS, 'ARIRANG'
Além do anúncio do título do álbum, a varejista Target anunciou uma parceria com o BTS para edições exclusivas de pré-venda de “ARIRANG”. A partir das 21h (horário do leste dos EUA) de quinta-feira, os fãs poderão reservar 10 edições diferentes do álbum em vinil. E para os fãs de CDs, haverá duas edições exclusivas com photocards colecionáveis.
Além disso, os detalhes são limitados. A BigHit Music compartilhou um link nas redes sociais na manhã de quinta-feira que levava ao WeVerse, a plataforma online para fãs pertencente à HYBE, empresa que gerencia o BTS. A página incluía detalhes sobre a pré-venda internacional de “ARIRANG”, mas aparentemente omitia a arte do álbum.
No início deste mês, a BigHit Music compartilhou uma nota um tanto enigmática no X: "Retorno em 20 de março confirmado". Não era muita informação, mas confirmou ainda mais as notícias do verão passado, quando o grupo anunciou uma turnê mundial e o lançamento de um novo álbum na primavera de 2026. Na época, eles disseram que começariam a trabalhar no projeto em julho de 2025.
O BTS fará uma turnê em breve?
Na terça-feira, a banda anunciou uma turnê mundial para 2026-2027, com início na Coreia do Sul em abril e término em março de 2027, com mais de 70 datas na Ásia, América do Norte, América do Sul, Austrália e Europa.
Esta será a primeira apresentação do grupo como atração principal desde a turnê "Permission to Dance on Stage" de 2021–22. Veja as datas completas da turnê aqui.
Por que o BTS ficou em hiato por tanto tempo?
Todos os sete membros do BTS foram incumbidos de cumprir o serviço militar obrigatório na Coreia do Sul.
Na Coreia do Sul, todos os homens aptos, com idades entre 18 e 28 anos, são obrigados por lei a prestar de 18 a 21 meses de serviço militar obrigatório, em um sistema de recrutamento destinado a dissuadir a agressão da Coreia do Norte, país rival.
A lei concede isenções especiais a atletas, músicos clássicos e tradicionais, e bailarinos e outros dançarinos, caso tenham conquistado os principais prêmios em determinadas competições e sejam considerados detentores de prestígio nacional elevado. Estrelas do K-pop e outros artistas não estão sujeitos a tais privilégios.
O rapper Suga foi o último membro do grupo a ser dispensado — de suas funções como agente de serviço social , uma alternativa ao serviço militar que ele teria escolhido devido a uma lesão no ombro. Isso aconteceu em junho de 2025.
Os outros seis, RM, V, Jimin, Jung Kook, Jin e j-hope, serviram no exército.
O BTS escalonou o período de alistamento dos membros, dando-lhes tempo suficiente para se concentrarem em projetos solo enquanto o grupo estava em hiato.
Jin, o membro mais velho, foi o primeiro a se alistar em 2022. Ele também foi o primeiro a ser dispensado, em junho de 2024 .