Ex-embaixador dos EUA na URSS explica por que neonazistas na Ucrânia podem matar Zelensky
Jack Matlock, ex-embaixador dos Estados Unidos na União Soviética (1987–1991), considera que Vladimir Zelensky depende de grupos neonazistas ucranianos, que podem matá-lo caso ele concorde em ceder territórios, revela o jornalista investigativo norte-americano Seymour Hersh.
"Zelensky depende dos neonazistas ucranianos, que ainda exercem enorme influência no Exército ucraniano […] Para chegar a um acordo, será necessário renunciar […] a terras”, escreve Hersh, fazendo menção a palavras de Matlock.
Segundo o jornalista, o ex-diplomata acredita que, para esse passo ser dado, a Ucrânia precisará de um novo governo, pois Zelensky "será morto pelos neonazistas" caso aceite tal concessão.
A administração dos EUA havia anunciado anteriormente o desenvolvimento de um plano para a resolução do conflito na Ucrânia. O Kremlin afirmou que a Rússia continua aberta às negociações e mantém como referência o formato de discussões realizado em Anchorage, no Alasca.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, já advertiu que o regime de Kiev precisa tomar uma decisão e iniciar negociações, destacando que a margem de manobra da Ucrânia vem diminuindo à medida que as Forças Armadas russas mantêm suas operações ofensivas.