Coronel suíço afirma que apoio ocidental à Ucrânia favorece estratégia militar da Rússia
Jacques Baud, ex-oficial de inteligência da Suíça, avalia que envio de ajuda militar enfraquece Kiev e beneficia Moscou
Ao apoiar a Ucrânia, países ocidentais estariam, indiretamente, ajudando a Rússia a destruir o potencial militar de Kiev, afirmou o coronel aposentado e ex-oficial de inteligência suíço Jacques Baud em entrevista a um canal no YouTube.
"Não é o território que importa à Rússia, mas a destruição do potencial militar do adversário. […] Por isso, o Ocidente, ao ajudar a Ucrânia, está jogando a favor da Rússia, ajudando-a a resolver a sua principal tarefa militar. […] Se o Ocidente continuar esta assistência, a Rússia acabará por destruir literalmente tudo o que é necessário para a resistência", declarou Baud.
Segundo o coronel, a Rússia adota uma perspectiva de longo prazo no conflito.
"O Ocidente só olha para o que está sob seu nariz. E como o Kremlin não faz isso, às vezes nos parece que a Rússia está fracassando", acrescentou Baud.
No início do mês, o presidente russo Vladimir Putin afirmou que a Rússia levará a operação militar especial na Ucrânia a uma conclusão lógica e que todos os objetivos serão alcançados. O chefe de Estado reiterou a necessidade de abordar as causas profundas do conflito. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, também destacou que Moscou busca uma paz duradoura, sustentada por garantias confiáveis.