POLÊMICA NA TV

SBT se pronuncia após Ludmilla recusar homenagem e acusar emissora de 'dar voz' ao racismo

Cantora rejeita homenagem do SBT e critica permanência de apresentador condenado por racismo; emissora nega conivência.

Publicado em 23/12/2025 às 20:44
Ludmilla Reprodução / Instagram

O SBT se manifestou oficialmente após a cantora Ludmilla recusar um convite para ser homenageada pela emissora e acusá-la de "dar voz" ao racismo.

"O SBT não compactua com atos, insinuações, discursos ou quaisquer manifestações de cunho racista, e repudia todas as formas de discriminação", afirmou a emissora em nota enviada ao Estadão.

No último dia 19, Ludmilla publicou um vídeo em seu Instagram com novas críticas ao jornalista Marcão do Povo, do SBT. Em 2017, ele utilizou o termo "pobre macaca" ao se referir à cantora, episódio que resultou em processo judicial.

O vídeo de Ludmilla foi uma resposta ao apresentador do Primeiro Impacto, que recentemente declarou, durante o programa, ter sido "inocentado de toda e qualquer denúncia de calúnia de crimes de ódio e contra a raça".

Ludmilla contestou a versão do apresentador, afirmando que ele "não foi transparente com seu público, pois não foi inocentado e sim utilizou uma manobra para se livrar das consequências". Ela também criticou o SBT:

"Agora, o SBT, que é uma emissora histórica, que sempre representou a pluralidade do Brasil, precisa saber que manter em sua casa um apresentador condenado por racismo... Eu deixo minha indignação a vocês. Vou tentar recorrer a mais alguma coisa na Justiça."

Na segunda-feira, 22, Ludmilla revelou que a emissora havia sugerido uma homenagem a ela. "Eu não posso aceitar uma homenagem enquanto essa mesma emissora segue dando voz, dando espaço e respaldo a pessoas coniventes com a atitude racista. Isso para mim é incoerente e inaceitável", afirmou a cantora.

Relembre o caso envolvendo Ludmilla e Marcão do Povo

Em janeiro de 2017, Marcão do Povo era apresentador do Balanço Geral DF, da Record TV. Durante o quadro Hora da Venenosa, ao comentar rumores de que Ludmilla estaria relutante em tirar fotos com fãs, ele usou o termo "pobre macaca".

A Record TV repudiou imediatamente as declarações e demitiu o apresentador. No mês seguinte, Marcão do Povo foi contratado pelo SBT, onde permanece à frente do Primeiro Impacto. Na época, Ludmilla já havia criticado a emissora pela contratação.

Desde então, além das disputas judiciais, os dois trocaram críticas públicas em diferentes ocasiões.

Em 2019, em entrevista ao Superpop, da RedeTV!, Marcão do Povo declarou: "Não devo favor ou satisfação pra ela. Ela deveria pedir desculpa pra mim". Ele nega ter cometido ato racista ao se referir à cantora.