TECNOLOGIA MILITAR

Rússia desenvolve cartucho antidrone capaz de destruir drones com um único disparo

Munição IGLA 100, apresentada pela estatal Rostec, promete alta eficácia contra veículos aéreos não tripulados, mesmo fabricados com materiais resistentes.

Publicado em 23/12/2025 às 09:17
Cartucho russo IGLA 100, da Rostec, promete destruir drones resistentes com apenas um disparo. © Sputnik / Stanislav Krasilnikov

A Rússia apresentou o cartucho antidrone IGLA 100, de calibre 12, desenvolvido para perfurar e destruir drones feitos com materiais resistentes. A estatal Rostec destacou as características inovadoras da munição, projetada para neutralizar veículos aéreos não tripulados, mesmo quando compostos por estruturas metálicas e compósitos de alta durabilidade.

Segundo a Rostec, o fuzil de calibre 12 representa a última linha de defesa contra drones, sendo a qualidade da munição um fator decisivo. "A força de impacto dos cartuchos antidrone IGLA foi confirmada em combate real. Um único disparo é suficiente para destruir minidrones, independentemente do material de fabricação", informou a corporação.

O cartucho contém grãos de chumbo produzidos a partir de uma liga de alta dureza, pesando 42 gramas e apresentando densidade 1,5 vez superior à do chumbo convencional. Essa composição permite perfurar consecutivamente duas chapas de alumínio de um milímetro de espessura a até 100 metros de distância. Além disso, a estrutura dos cartuchos IGLA 100 garante que mais de 80% dos tiros atinjam um círculo de dois metros de diâmetro na distância máxima.

Outro diferencial é o cartucho IGLA Tracer, equipado com um elemento luminoso que possibilita visualizar o trajeto do disparo, facilitando a correção do tiro pelo operador.

Por Sputnik Brasil