São Paulo Companhia de Dança lança novos episódios de seu "Figuras da Dança"
A partir de 20 de dezembro, será possível conferir as trajetórias de Marcelo Gomes e Andreza Randisek no canal da Companhia no YouTube
A São Paulo Companhia de Dança (SPCD) – corpo artístico da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança – lança no dia 20 de dezembro, sábado, às 10h e às 11h, dois novos episódios da série Figuras da Dança, dedicados às trajetórias dos artistas Marcelo Gomes e Andreza Randisek, em formato online e gratuito, pelo canal da Companhia no YouTube.
O primeiro episódio retrata Marcelo Gomes, bailarino amazonense, que iniciou sua relação com a dança na infância, no Rio de Janeiro. Aos dez anos, recebeu bolsa para estudar no Ballet Dalal Achcar, instituição decisiva para sua carreira. Premiado como revelação no Festival de Joinville em 1993, chamou a atenção do Harid Conservatory, na Flórida (EUA), onde estudou com bolsa integral. Em 1996, ganhou o Hope Prize no Prix de Lausanne, o que o levou a completar sua formação na École de Danse de l’Opéra de Paris. Ao concluir os estudos, ingressou no American Ballet Theatre (ABT) em 1997, foi promovido a solista em 2000 e a primeiro bailarino em 2002. Além de bailarino, desenvolveu carreira como coreógrafo e representante da classe artística.
“Tive instrutores e ensaiadores que me corrigiam tecnicamente, mas, ao mesmo tempo, me permitiam ser quem eu sou no palco. É isso que eu gostaria, e quero, transmitir quando trabalho com os bailarinos”, comenta Gomes.
Já o segundo episódio aborda a história da bailarina Andreza Randisek, que iniciou sua trajetória no balé aos seis anos e logo demonstrou forte determinação e talento. Formou-se na Escola Municipal de Bailado – atual Escola de Dança de São Paulo –, onde teve contato com grandes mestres e acumulou experiências em festivais, conquistando diversos prêmios. Ainda jovem, viveu momentos importantes, como a participação na companhia Fernando Bujones Brasil e a rara oportunidade de estudar na Escola do Teatro Bolshoi, na Rússia. Após experiências no Brasil e no Paraguai, sua carreira tomou novo rumo em 1997, quando entrou para o Ballet de Santiago, no Chile. Começou no corpo de baile, alcançou o posto de primeira bailarina e, posteriormente, recebeu o título de Primeira Bailarina Estrela diretamente da consagrada bailarina Márcia Haydée, que era a diretora da companhia na época. Durante 24 anos, interpretou papéis clássicos e contemporâneos, especialmente em obras de John Cranko e da própria Márcia. Em 2021, encerrou sua carreira nos palcos, mas permanece como professora e ensaiadora do Ballet de Santiago.
“É essencial ter paixão pelo que se faz. De verdade: não deixar o amor pela dança e pelo trabalho de lado. Não esquecer esse sentimento interno que te levou — ou que te chama — para dançar. E trabalhar muito duro, porque só o talento não é suficiente. É o trabalho constante que te leva longe e te permite chegar onde você quer. E, junto com ele, a paixão. Essa é uma carreira que exige 1000% todos os dias, sem descanso. É preciso ter essa paixão e levá-la para o dia a dia, não só para o palco. Alimentar esse amor continuamente — e trabalhar, trabalhar, trabalhar”, comenta Andreza Randisek sobre a carreira nos palcos.
Os episódios encerram a iniciativa Figuras da Dança – 45 Histórias que Dançam, Gestos que Transformam o Mundo, realizada nas redes sociais da São Paulo Companhia de Dança nos últimos meses, que publicou reels de cada um dos 44 nomes anteriores — também disponíveis na íntegra no canal do YouTube da SPCD.
“É com muita alegria que lançamos novos episódios do Figuras da Dança, dedicados a personalidades tão expressivas: Marcelo Gomes e Andreza Randisek, pois se somam ao compromisso da SPCD de registrar e difundir as trajetórias que constroem a memória da dança no país”, comenta Inês Bogéa, diretora artística da Companhia e da série documental.
Além do vídeo disponível no YouTube, é possível conferir um livreto informativo em PDF sobre cada artista no site da Companhia, com texto sobre a trajetória das personalidades, fotos históricas e exclusivas e cronologia completa.
FIGURAS DA DANÇA
A série Figuras da Dança foi criada em 2008 pela São Paulo Companhia de Dança e constitui um dos mais amplos projetos audiovisuais de memória da dança no Brasil. Sua proposta é dar voz aos próprios protagonistas da cena, articulando depoimentos em primeira pessoa com imagens de arquivo, depoimentos de outros artistas e registros coreográficos, compondo um mosaico que funciona tanto como testemunho, quanto como escrita historiográfica em audiovisual.
Com idealização e direção de Inês Bogéa, contou, nos três primeiros anos, com a direção compartilhada de Antônio Carlos Rebesco (2008), Sérgio Roizenblit (2009) e Moira Toledo (2010) e depois de 2011, passou a ter direção integral de Inês. Até 2025, reúne um total de 46 documentários que registram as trajetórias de bailarinos, coreógrafos, críticos, gestores culturais entre outras personalidades da dança: Ady Addor (1935-2018), Andreza Randisek, Ana Botafogo, Angel Vianna (1928-2024), Antonio Carlos Cardoso, Aracy Evans (1931-2022), Carlos Demitre, Carlos Moraes (1936-2015), Cecília Kerche, Célia Gouvêa, Clyde Morgan, Décio Otero (1933-2025), Dudude Herrmann, Edson Claro (1949-2013), Eliana Caminada, Esmeralda Gazal, Eva Schul, Gisèle Santoro, Hugo Bianchi (1926-2022), Hugo Travers (1932-2019), Hulda Bittencourt (1934-2021), Ilara Lopes, Ismael Guiser (1927-2008), Inaicyra Falcão, Ismael Ivo (1955-2021), Ivonice Satie (1950-2008), J.C Violla, Jair Moraes (1946-2016), Janice Vieira, José Possi Neto, Lia Robatto, Luis Arrieta, Mara Borba, Marcelo Gomes, Márcia Haydée, Maria Pia Finócchio, Marilena Ansaldi (1934-2021), Marilene Martins, Neyde Rossi, Nora Esteves, Paulo Pederneiras, Penha de Souza (1935-2020), Ruth Rachou (1927-2022), Sônia Mota, Tatiana Leskova e Tíndaro Silvano.
Os programas são exibidos nos canais TV Cultura, Arte 1 e Curta!. Os documentários são reunidos em uma caixa de DVDs e são acompanhados de livretos informativos. A série Figuras da Dança não é comercializada. Ela é distribuída para instituições educativas e culturais, principalmente as que contam com biblioteca pública, além de universidades e ONGs.
Ministério da Cultura apresenta: São Paulo Companhia de Dança via Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Itaú. Apoio: Escola Móbile. Realização do Ministério da Cultura, Governo do Brasil ao lado do povo brasileiro.
SERVIÇO:
Data: 20 de dezembro, sábado
Horário:
10h: Marcelo Gomes
11h: Andreza Randisek
Canal do youtube: www.youtube.com/@AudiovisualSPCD
Classificação: Livre