CONFLITO NA UCRÂNIA

Exército russo atinge instalações de energia e fábricas de drones ucranianas, diz Ministério da Defesa

Rússia afirma ter realizado ataques contra infraestrutura energética e industrial da Ucrânia, além de relatar perdas significativas das forças ucranianas em diferentes frentes de combate.

Publicado em 18/12/2025 às 07:37
Ataque russo atinge infraestrutura de energia e fábricas de drones na Ucrânia, segundo Ministério da Defesa. © Sputnik / Aleksei Maishev

As Forças Armadas da Rússia realizaram ataques direcionados à infraestrutura de energia e a fábricas de drones das forças ucranianas, informou nesta quinta-feira (18) o Ministério da Defesa russo.

De acordo com o comunicado, a defesa antiaérea da Rússia abateu, nas últimas 24 horas, 216 drones ucranianos de asa fixa.

No mesmo período, o Exército ucraniano teria perdido cerca de 1.405 militares em todos os setores da chamada operação militar especial russa.

O ministério detalhou que operadores de drones do agrupamento russo Zapad (Oeste) impediram uma tentativa de ataque ucraniano nos arredores ocidentais de Kupyansk, na região de Carcóvia, neutralizando caminhonetes, veículos blindados e combatentes inimigos.

Já o agrupamento russo Tsentr (Centro) teria eliminado mais de 545 soldados ucranianos, além de destruir cinco veículos blindados, dez carros e duas peças de artilharia de campanha.

O agrupamento Sever (Norte) relatou a eliminação de até 150 soldados inimigos, um veículo blindado, oito carros, duas peças de artilharia de campanha e duas estações de guerra eletrônica.

Na área de atuação do agrupamento Yug (Sul), as forças ucranianas teriam perdido mais de 195 homens, quatro veículos blindados e 14 carros.

Segundo o avanço do agrupamento Zapad (Oeste), o Exército ucraniano teria perdido até 200 combatentes, três veículos blindados e 13 carros.

O agrupamento Vostok (Leste) afirmou ter neutralizado até 245 soldados ucranianos, quatro veículos blindados e 12 carros.

Por fim, o agrupamento Dniepre reportou a eliminação de até 70 combatentes inimigos, 21 carros e duas peças de artilharia de campanha.

O Ministério da Defesa russo também afirmou que, desde o início da operação militar especial em 2022, o Exército destruiu diversos tipos de armamentos ucranianos.

Com informações da Sputnik Brasil