Bienal do Livro de SP começa com 716 autores e 3,5 milhões de livros
A 27ª bienal internacional do livro de São Paulo começou nesta sexta-feira na capital paulista. Nos próximos dez dias, mais de duas mil horas de programação levarão 716 autores ao Anhembi, na zona norte de São Paulo.
A Câmara Brasileira do Livro espera que mais de 600 mil pessoas circulem pela Bienal até o dia 15 de setembro. São três milhões e meio de livros à disposição do público. Além dos lançamentos e sessões de autógrafos, quem visitar a Bienal vai ter que ter fôlego para caminhar entre os estandes de 227 expositores espalhados pelos 75 mil metros quadrados.
Entre as grandes tendências do mundo literário, temas variados, de diversos formatos, para públicos de todos os gostos. Entre os mais procurados, livros que falam da questão climática, ficção científica, literatura infantil e religiosidade.
Apaixonadas por literatura, as amigas Luana Hartmann e Beatriz Rodrigues são duas dos mais de 600 mil visitantes estimados para esta edição. Elas vieram do interior de São Paulo exclusivamente para passarem o dia na Bienal. Temas sobre ficção e fantasia estão entre os prediletos das jovens leitoras. Com uma pilha de livros já comprados, Luana, de 21 anos, me contou que só irá embora hoje quando os portões da bienal fecharem.
Maior e mais diversa, a Bienal do Livro de São Paulo este ano traz 683 autores brasileiros e 33 estrangeiros, 17 deles da Colômbia, país homenageado desta edição. O escritor e pedagogo baiano Marcos Cajé, de 49 anos, é um dos que estarão autografando novos livros nos próximos dias. Autor de doze livros infanto-juvenis, a nova história que Cajé escreveu virá pela editora com o título em braile e um QR code para audiodescrição.
Editor literário e chef de cozinha, André Boccato fez a curadoria da programação de um dos treze espaços para debate com o público. No Cozinhando com Palavras, a ideia é trazer um cardápio temperado entre livros e gastronomia.
A vigésima sétima Bienal do Livro de São Paulo vai até o dia 15 de setembro.
Os ingressos custam 35 reais. Os ingressos para este sábado, dia 07, já estão esgotados.
Quem quiser saber mais sobre a programação, é só acessar bienaldolivrosp.com.br
Cultura São Paulo 07/09/2024 - 10:52 Roberto Piza / Patrícia Serrão Joana Cortes - Repórter da Rádio Nacionall Bienal de SP sábado, 7 Setembro, 2024 - 10:52 3:50