Empresário de Arapiraca denuncia boicote a comerciantes por posição política
Em vídeo publicado originalmente pelo perfil Achei Arapiraca, ele afirma que sua empresa foi citada em mensagens que pedem para consumidores evitarem negócios de quem teria apoiado Lula
Um empresário de Arapiraca denunciou a circulação de mensagens que incentivam consumidores a boicotar comerciantes e empresas locais supostamente ligados ao apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O vídeo foi publicado originalmente pelo perfil Achei Arapiraca (@acheiarapiraca).
Na gravação, o empresário afirma que o nome de sua empresa foi divulgado e critica a tentativa de transformar a disputa eleitoral em motivo para hostilidade entre moradores.
“Foi uma eleição, teve um que ganhou, o outro que perdeu. Do mesmo jeito, poderia ser o meu candidato que tivesse perdido”, diz. Ele afirma ter amigos e funcionários com diferentes preferências políticas e defende que cada pessoa tem o direito de escolher em quem votar.
O empresário também rejeita a pressão para que consumidores deixem de comprar de determinados estabelecimentos por causa da posição política atribuída a seus proprietários. “Isso não vai levar a lugar algum. Vamos trabalhar, fazer as coisas boas e respeitar o direito de cada um”, afirma.
A denúncia local ocorre em meio a relatos de iniciativas semelhantes em outras cidades brasileiras. Veículos de comunicação noticiaram a circulação de listas e mensagens que incentivam boicotes a empresas associadas ao voto ou ao apoio a Lula em municípios como Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, e Avaré, em São Paulo. Esses casos não confirmam, por si só, a autoria nem o alcance das mensagens relatadas em Arapiraca.
A disputa eleitoral terminou nas urnas. A divergência política não precisa se transformar em perseguição a comerciantes, trabalhadores ou consumidores. A origem e a extensão das mensagens citadas pelo empresário não foram confirmadas de forma independente.