POLÍTICA

Flávio Bolsonaro e Lula empatam com 40% em pesquisa Quaest

Levantamento mostra queda nas intenções de votos em relação à pesquisa anterior.

Por Estadao Conteudo Publicado em 21/10/2026 às 10:52
Flávio Bolsonaro e Lula

Pesquisa Quaest sobre o segundo turno das eleições, divulgada nesta quarta-feira, 21, aponta que o senador Flávio Bolsonaro (PL) e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estão em empate numérico na pesquisa espontânea, em que os eleitores respondem sem terem acesso a uma lista de candidatos. Ambos aparecem com 40%.

A última pesquisa, divulgada no dia 14 de outubro, mostrava o senador com 43% dos votos na pesquisa espontânea, enquanto o presidente Lula tinha 42%.

A pesquisa divulgada nesta quarta-feira mostra que, no levantamento espontâneo, 6% dizem que votarão em branco, nulo ou não irão votar (era 8% na semana passada), enquanto os que se dizem indecisos somam 14%, um aumento em relação aos 7%% da modalidade da semana anterior.

Metodologia

A Quaest entrevistou 2.154 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 17 e 20 de outubro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08535/2026.

A pesquisa capta a aprovação do fim da escada 6x1, promulgada pelo Congresso Nacional no dia 16 de outubro. Além disso, também capta parcialmente os efeitos do debate do último domingo, 18.