POLÍTICA

Aliados de Lula esperam avanço nas pesquisas até sexta-feira

Reunião entre líderes partidários discutiu estratégia para melhorias nas pesquisas eleitorais.

Por Estadao Conteudo Publicado em 14/10/2026 às 10:45
Aliados de Lula esperam avanço nas pesquisas até sexta-feira Nano Banana (Google Imagen)

Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniram na terça-feira, 13, com o presidente do PT, Edinho Silva, e avaliaram que uma possível virada de Lula na disputa presidencial depende de uma melhora consistente nas pesquisas até o final desta semana, segundo informações do Estadão/Broadcast.

Durante a reunião, Edinho se encontrou com representações do PSB, PSOL, Rede, PV, PDT e MDB. O ambiente foi considerado mais tranquilo em relação à semana anterior, quando Edinho convocou os aliados para discutir o resultado do primeiro turno, que havia gerado cobranças intensas por mudanças na comunicação e estratégia de campanha.

Na ocasião, houve um otimismo contido. Edinho apresentou dados de pesquisas internas encomendadas pelo partido (conhecidas como "trackings"), que mostraram uma tendência de aproximação entre Lula e o senador Flávio Bolsonaro (PL) nos últimos dias. Os levantamentos, confidenciais, revelaram uma diferença de cerca de dois pontos percentuais entre os dois nas intenções de voto válidas, o que estimulou a confiança dos presentes na reunião.

Políticos consultados afirmaram que a expectativa é de que as pesquisas a serem divulgadas até o final da semana serão cruciais para que a campanha de Lula entre na última semana com alguma esperança de reversão de cenário.

A Quaest tem previsão de divulgar sua primeira pesquisa pós-primeiro turno nesta quarta-feira, 14. Já o Datafolha apresentará os resultados de seu segundo levantamento na quinta-feira, 15. Uma pesquisa da PoderData/Aya, divulgada na terça, mostrou uma redução de quatro pontos na diferença entre Lula e Flávio no segundo turno em comparação com a semana anterior, onde o senador tinha 53%, contra 47% de Lula. No novo levantamento, o petista aparece com 49% e Flávio com 51%.

O ex-ministro da Infraestrutura e atual senador Renan Filho (MDB), que participou do encontro, comentou com jornalistas que, caso se confirme a aproximação nas pesquisas, os aliados de Lula entrarão na última semana de campanha "com a faca nos dentes" em busca da virada, ressaltando a importância de manter a militância motivada.

As atividades realizadas pelo País desde a semana passada trouxeram novo ânimo aos apoiadores de Lula. Internamente, os participantes reconheceram que a estratégia de redes sociais tem apresentado resultados positivos desde então, evidenciando apoio às alterações implementadas na campanha após o primeiro turno.

A troca de percepções no encontro teve como objetivo oferecer a Edinho um panorama das opiniões e avaliações regionais de cada aliado sobre o atual momento da campanha. Renan Filho recomendou uma mobilização focada na redução da abstenção, sugerindo que eleitores já favoráveis a Lula incentivem amigos e parentes a votarem, ao invés de buscar novos eleitores.

Além disso, houve um consenso sobre a necessidade de concentrar os esforços da campanha nos estados onde o PT é mais forte, com uma atenção especial ao Nordeste, embora não tenha havido uma determinação explícita para isso.

Nos próximos dias, ocorrerão reuniões setoriais com Edinho para traçar estratégias adaptadas a cada região, começando por esta quarta-feira. Lula, por sua vez, deverá manter foco no Sudeste e nos maiores colégios eleitorais, em busca de reduzir a diferença para Flávio Bolsonaro e tentar reverter a situação na fase final da campanha. Após participar de um ato na Avenida Paulista, em São Paulo, no último domingo, 11, Lula programou viagens a Minas Gerais e ao Rio de Janeiro no fim de semana.

Na próxima semana, Lula encerrará sua campanha com atos no Rio e em São Paulo, evidenciando seu empenho pessoal para melhorar sua votação nos maiores colégios eleitorais.