POLÍTICA

Coordenação de campanha de Flávio Bolsonaro fala sobre Senado após eleições

Rogério Marinho afirma que debate sobre presidência da Casa só ocorrerá depois do 2º turno presidencial.

Por Estadao Conteudo Publicado em 05/10/2026 às 21:26
Flávio Bolsonaro © AP Photo / Eraldo Peres

O coordenador de campanha de Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência, senador Rogério Marinho (PL-RN), afirmou nesta segunda-feira, 5, que a discussão sobre uma eventual candidatura dele à Presidência do Senado na próxima legislatura somente deverá ser debatida após o segundo turno da eleição presidencial.

O PL foi o partido mais vitorioso nas urnas neste domingo, 4, tendo eleito 19 senadores. Com o resultado, a legenda terá 28 parlamentares na próxima legislatura, perto do número mágico de 41 votos para eleger o presidente da Casa. Marinho, que disputou o cargo em 2023, mas perdeu para Rodrigo Pacheco, é um dos cotados para a disputa que acontecerá em fevereiro de 2027.

"Isso é um assunto para a gente debater após o segundo turno. É evidente que, pelo tamanho da bancada do PL no Senado e na Câmara, uma das duas casas naturalmente terá a aspiração do partido de presidi-las. Agora, esse é um processo que necessita de uma convergência, uma transigência e negociação com outros partidos. Porque o PL, por maior que seja a bancada, sozinho não irá eleger ninguém", declarou o senador.

Uma das que também tem intenção de se lançar candidata na disputa é a senadora Tereza Cristina (PP-MS). Marinho destacou que a intenção da colega é "extremamente respeitável" e garantiu que buscarão convergir.

"A Tereza Cristina é uma extraordinária parlamentar, é uma parceira de longa data, foi deputada federal comigo, é minha amiga particular, é uma pessoa extremamente qualificada e tem todo o direito de pleitear, como qualquer outro senador da República. Agora a gente vai sentar e não há confusão entre nós. Vai haver convergência, não tenho dúvida nenhuma", avaliou.