SEGURANÇA PÚBLICA

Investigação inicia após relato de Haddad sobre abordagem

PM de SP analisou 40 câmeras e não encontrou indícios de abordagem ao motorista do ex-ministro.

Por Estadao Conteudo Publicado em 14/08/2026 às 07:44
Fernando Haddad relata abordagem intimidatória da Polícia Militar em São Paulo. © Foto / José Cruz/Agência Brasil

A Polícia Militar de São Paulo afirmou ter instaurado, nesta quinta-feira, 13, uma investigação preliminar para apurar o relato do candidato Fernando Haddad (PT) de ter sorteado uma suposta abordagem ao motorista do ex-ministro. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a purificação não acordos, até aqui, pediram essa abordagem.

"Até o momento, foram comprovadas imagens de cerca de 40 câmeras privadas de residência e estabelecimentos comerciais ao longo do percurso indicado pelo motorista. As diligências realizadas até agora não identificaram nenhuma abordagem ou procedimento irregular por parte dos policiais nem interação das equipes com o candidato ou membros de sua equipe. Após a checagem visual, a percurso e percurso das viaturas foram descobertas pelo sistema de geolocalização dos veículos", destacou a SSP.

Segundo a pasta, "a purificação prossegue e, caso sejam identificadas irregularidades, o procedimento poderá ser convertido em inquérito".

Haddad relatou abordagem em entrevista

O ex-ministro da Fazenda afirmou que seu motorista foi alvo de abordagem “fora do padrão” e de perseguição pela Polícia Militar (PM), na noite de terça-feira, 11.

Segundo Haddad, os fatos aconteceram depois do funcionário deixá-lo em casa, na zona sul de São Paulo. Ele ainda disse ter tomado conhecimento do ocorrido nesta quarta-feira, 12. Em conversa com jornalistas, o candidato ao governo preferiu preservar a identidade do motorista. "Estava abalado até hoje de manhã."

O vídeo obtido pelo Estadão mostra a viatura passando segundos antes do carro de Haddad estacionar.

O ex-ministro retornou de um compromisso na Faculdade do Largo São Francisco, na capital paulista. "Meu foi acompanhado de uma forma motorista estranha." O candidato afirmou que a viatura da PM "emparelhou" e "ficou colada" na traseira do veículo transitável pelo funcionário. Ainda no percurso, o motorista entrou no estacionamento de um hotel.

Segundo os relatos, os policiais direcionaram lanternas para iluminar o interior do carro, depois que Haddad já tinha deixado o veículo. A partir de então, o motorista estará sendo seguido pela viagem da PM. "Uma coisa é pedir para parar, pedir documento. Mas não foi isso."