POLÍTICA

Milei critica Lula, chamando-o de 'ladrão' e 'presidiário'

Em entrevista, presidente argentino ataca Lula e provoca crise diplomática com o Brasil.

Por Estadao Conteudo Publicado em 03/08/2026 às 07:16
O presidente da Argentina, Javier Milei Reprodução / Agência Brasil

O presidente da Argentina, Javier Milei, voltou a atacar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a quem chamou de 'ladrão', 'corrupto' e 'presidiário' durante uma entrevista ao canal LN+, na noite de domingo, 2.

No dia 25, durante a convenção do PL que confirmou a candidatura do senador Flávio Bolsonaro (RJ) à Presidência da República, em São Paulo, Milei ofendeu Lula e também o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o que criou uma crise diplomática entre os países vizinhos.

'É um ladrão, é um corrupto, foi condenado por ser ladrão e corrupto, ficou preso, por isso também é verdade o que disse sobre ser presidiário', disse Milei no domingo.

O líder argentino insinuou que Lula saiu da cadeia por uma 'falha administrativa do processo' e não por ter sido inocentado pela Operação Lava Jato.