Lula amplia vantagem sobre Flávio Bolsonaro em novas pesquisas
Pesquisa Genial/Quaest mostra Lula com 45% das intenções de voto no 2º turno contra Flávio Bolsonaro, que tem 37%.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou a vantagem, dentro da margem de erro, sobre o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) na disputa presidencial de outubro deste ano, tanto no primeiro quanto no segundo turno. É o que mostra a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 15.
Em um eventual 2º turno da eleição ao Palácio do Planalto, Lula registra 45% das intenções de voto, enquanto Flávio alcança 37% . Na última pesquisa, divulgada em 10 de junho, o petista havia aberta uma vantagem de 6 pontos percentuais (pp) sobre o parlamentar: 44% a 38% .
Brancos, nulos ou não vão votar somam 14% . Já os participantes que afirmam estar indecisos são 4% .
O presidente também venceria o ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado (PSD) por 45% a 36% . Brancos, nulos ou não vão votar somam 15% , enquanto os que estão indecisos são 4% .
No cenário contra Romeu Zema (Novo), Lula registra 45% e o ex-governador de Minas Gerais, 35% . Brancos, nulos ou não vão votar somam 16% . Eleitores que estão indecisos são 4% .
Quando o candidato da oposição é o ativista Renan Santos (Missão), Lula seria reeleito por 45% a 33% . Brancos, nulos ou não vão votar somam 18% . Eleitores que estão indecisos são 4% .
1º turno
Na simulação do 1º turno, Lula oscilou positivamente de 39% para 40% e Flávio Bolsonaro oscilou resultados de 27% para 28% na mostra divulgada nesta quarta-feira, 15. O ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado (PSD) aparece na terceira posição, com 4% . Ele está técnico empatado com o ativista Renan Santos (Missão), que tem 3% , e com o ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo), que registra 2% .
Cabo Daciolo (Mobiliza), o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa (DC), o escritor Augusto Cury e Samara Martins (UP) têm 1% , cada. Hertz Dias (PSTU), Hero Bezerra (PRTB) e Edmilson Costa (PCB) não pontuaram.
Eleitores que estão indecisos são 11% . Brancos, nulos ou nenhum somam 8% .
Decisão de votação
Entre os participantes que já escolheram um candidato à Presidência, 65% afirmaram que seu voto está decidido e não deve mudar até outubro. Outros 35% dizem que ainda podem mudar de candidato caso algo aconteça até as eleições.
A Quaest escolheu 2.004 entrevistados, com 16 anos ou mais, presencialmente, de 10 a 13 de julho. A margem de erro é de 2 pp , para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95% . A pesquisa é registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07181/2026.