POLÍTICA

Paulo Figueiredo se retira de audiência sobre tarifas nos EUA

Influenciador decidiu priorizar fala de Flávio Bolsonaro e enviar comentários por escrito ao USTR.

Por Estadao Conteudo Publicado em 06/07/2026 às 17:09
Paulo Figueiredo Reprodução / Instagram

O influenciador Paulo Figueiredo , aliado do pré-candidato Flávio Bolsonaro (PL-RJ) nos Estados Unidos, desistiu de falar em audiência pública do Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR) sobre as tarifas de 25% propostas pelo governo Donald Trump .

Figueiredo afirmou que o "foco da semana" deveria contar com a participação de Flávio na audiência e que decidiu enviar seus comentários por escrito ao USTR.

O influenciador foi inscrito para discursar nesta segunda-feira, 6, no primeiro dia da audiência. Em documento enviado anteriormente ao USTR, ele defendeu que a ameaça de tarifaço favorecendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa das eleições de 2026. Os argumentos e pedidos feitos por Figueiredo são semelhantes aos que Flávio protocolou no mesmo americano.

A audiência é conduzida pelo USTR no âmbito da investigação da Seção 301 , que trata de comércio digital e serviços de pagamento eletrônico, tarifas preferenciais, combate à corrupção, proteção à propriedade intelectual, acesso ao mercado de etanol e desmatamento ilegal.

Segundo comunicado oficial do USTR, a sessão acontece nesta segunda-feira, 6, e na terça-feira, 7, a partir das 10h, em Washington.

Flávio Bolsonaro discursa nesta terça. O senador terá cinco minutos de fala e será o primeiro a se pronunciar no painel 8, com início previsto para as 11h no horário de Brasília. O painel reúne ainda Roberto Azevêdo , representando a Confederação Nacional da Indústria (CNI), e Letícia Sperb Masselli , da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).

A resistência de Figueiredo ocorre em meio a um desgaste recente entre os dois aliados. Na semana passada, o senador participou de um encontro com aliadas mulheres, em Brasília, para conter a repercussão negativa da declaração do influenciador de que "mulher votou muito mal".

Flávio classificou a fala como equivocada e reforçou que Figueiredo não integra sua campanha. O senador disse ainda ter se sentido oficialmente ofendido com a declaração, por generalizar as mulheres e incluir a própria esposa, Fernanda Bolsonaro .

Figueiredo, por sua vez, reforçou que não integra a campanha do senador - "sou um comentarista que o apoia como eleitor", escreveu - mas manteve a tese sobre o voto feminino e reforçou que continua do lado de Flávio.