Datafolha aponta 38% de avaliação negativa do governo Lula e 32% de aprovação
Levantamento ouviu 2.004 eleitores nos dias 17 e 18 de junho; margem de erro é de dois pontos percentuais
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reduziu para 38% a avaliação negativa, considerada ruim ou péssima, segundo pesquisa Datafolha publicada neste sábado, 20. O índice é um ponto percentual menor que o registrado no levantamento anterior.
A avaliação positiva, formada pelas respostas ótimo e bom, permaneceu em 32%. Outros 29% classificam a gestão petista como regular, enquanto 1% não soube responder.
O resultado indica estabilidade na percepção sobre o governo federal, que manteve patamares semelhantes aos da pesquisa divulgada em 13 de maio deste ano.
O Datafolha ouviu presencialmente 2.004 eleitores nos dias 17 e 18 de junho. O levantamento foi realizado em pontos de fluxo populacional, tem nível de confiança de 95% e margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-09956/2026.
Aprovação e reprovação
O instituto também perguntou aos entrevistados se aprovam ou desaprovam o terceiro mandato do presidente Lula. Os números mostram equilíbrio: 48% afirmam aprovar o atual governo, enquanto 49% dizem reprovar.
Na pesquisa anterior, realizada em maio, a reprovação era de 48%, um ponto percentual abaixo do resultado atual. A aprovação permaneceu no mesmo patamar.
Intervalo entre as pesquisas
O período de um mês entre os dois levantamentos foi marcado por discussões envolvendo o governo federal. No fim de maio, a Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que põe fim à escala 6x1, pauta encampada pelo governo Lula, que chegou a enviar um projeto de lei em regime de urgência sobre o tema.
No mesmo intervalo, o governo apresentou políticas públicas de apelo popular, como o crédito para trabalhadores de aplicativo e o programa Brasil Contra o Crime Organizado, com investimento de R$ 11 bilhões no combate às facções criminosas.
No cenário internacional, o governo enfrentou dificuldades na relação com os Estados Unidos, que impôs novas tarifas de 25% sobre produtos brasileiros e classificou o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC) como organizações terroristas, contrariando a posição do Itamaraty e atendendo aos interesses do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), principal adversário de Lula nas eleições deste ano.
Comparação com mandatos anteriores
O Datafolha também questionou os entrevistados se o terceiro mandato de Lula é melhor, pior ou igual às duas gestões anteriores, entre 2003 e 2010. Apenas 5% consideram o atual governo muito melhor que os anteriores, enquanto 27% avaliam como melhor.
Para 25% dos entrevistados, o governo Lula 3 é pior, e outros 19% afirmam que é muito pior. Já 21% avaliam o desempenho das três gestões como igual, e 3% não souberam responder.