STF

Nunes Marques relatará notícia-crime de Flávio Bolsonaro contra Lula

Senador acusa o presidente de ameaça e incitação ao crime após discurso sobre “traidores da pátria” em Catalão

Por Estadao Conteudo Publicado em 17/06/2026 às 22:02
Nunes Marques Luiz Roberto/TSE

O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado nesta quarta-feira, 17, para relatar a notícia-crime apresentada pelo senador e pré-candidato Flávio Bolsonaro (PL-RJ) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A ação acusa Lula de ameaça e incitação ao crime.

Protocolada em 4 de junho, a notícia-crime pede a abertura de inquérito para investigar um discurso em que Lula falou sobre enforcamento de “traidores da pátria”, durante evento em Catalão (GO).

O pedido considera como ameaça o trecho em que o presidente afirma: “por menos do que isso, Joaquim Silvério dos Reis, que delatou Tiradentes foi enforcado. O que merecem os traidores da pátria que vão pedir intervenção de um país no nosso?”.

O documento também aponta um deslize histórico na fala de Lula. Joaquim Silvério dos Reis não foi enforcado por delatar os inconfidentes mineiros. Na ocasião citada, quem foi executado foi Tiradentes.

“Inverteu os papéis de sua própria parábola, atribuindo a quem traiu o destino que, na realidade, coube a justamente a quem foi traído, confundindo o herói com o vilão da história. Talvez, tal confusão não ocorra somente na figura de linguagem utilizada, mas aconteça também na leitura que o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz do atual cenário político brasileiro”, afirma o documento assinado pelo escritório Tracy Reinaldet Advogados Associados.

Segundo os advogados, nas 24 horas seguintes ao discurso, foram identificadas na plataforma X mais de 1.600 postagens com supostas ameaças contra Flávio Bolsonaro e seus familiares. As publicações teriam usado termos como “matar”, “fuzilar”, “esfaquear” e “atentados”.

O documento afirma ainda que outras 500 postagens continham ameaças veladas ou incitações à violência. O conjunto das publicações teria alcançado mais de 14 milhões de visualizações, 900 mil curtidas e quase 200 mil compartilhamentos.

Nunes Marques tomou, neste mês, uma decisão favorável a Flávio Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), corte que preside desde o fim de maio.

Em decisão monocrática, o ministro suspendeu uma pesquisa da AtlasIntel que apontava queda de seis pontos porcentuais na intenção de voto do senador em um eventual segundo turno contra Lula. Nunes Marques entendeu haver “suspeitas de indução ao eleitor” nas perguntas formuladas pelo instituto, que associavam Flávio ao caso Master. O levantamento foi realizado após a divulgação de áudio em que o pré-candidato pede recursos ao banqueiro Daniel Vorcaro para financiar o filme Dark Horse.