CONGRESSO NACIONAL

Congresso marca sessão para votar 90 vetos presidenciais

Reunião conjunta está prevista para 10h desta quinta-feira e reúne 934 dispositivos pendentes de análise.

Por Câmara dos Deputados Publicado em 16/06/2026 às 20:24
Sessão conjunta do Congresso analisará 90 vetos presidenciais nesta quinta-feira Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

O Congresso Nacional realiza nesta quinta-feira (18), a partir das 10h, uma sessão conjunta para deliberar sobre vetos presidenciais. A convocação foi anunciada na terça-feira (16) pelo presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União-AP).

De acordo com Alcolumbre, a pauta reúne 90 vetos presidenciais e 934 dispositivos que ainda aguardam análise dos parlamentares.

O senador informou que a definição da pauta considerou as demandas apresentadas pelas lideranças da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Alcolumbre também afirmou que houve acordo prévio com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), líderes partidários e representantes da base e da oposição.

"Avançamos em entendimentos sobre os vetos que o governo considera importantes manter e aqueles que as lideranças partidárias defendem derrubar. Nos casos em que não houve consenso, a decisão será tomada por votação", afirmou.

Veja a pauta completa