RECONHECIMENTO

Senado concede Comenda Santa Dulce dos Pobres a nomes ligados à área social da saúde

Irmã Maria Nilda Cavalcante Rangel, Jorge Eduardo Deister e o Instituto da Primeira Infância foram homenageados nesta terça-feira (16)

Por Agência Senado Publicado em 16/06/2026 às 14:18
O Plenário do Senado Agência Senado

O Senado homenageou nesta terça-feira (16) três referências pelos serviços prestados na área social da saúde. Receberam a Comenda Santa Dulce dos Pobres a Irmã Maria Nilda Cavalcante Rangel, o coordenador-geral da Vila do Pequenino Jesus, Jorge Eduardo Deister, e o Instituto da Primeira Infância, do Ceará.

A honraria foi criada por sugestão do senador Eduardo Girão (Novo-CE), que presidiu a sessão de entrega no Plenário do Senado. Esta foi a segunda edição da comenda.

Segundo Girão, a homenagem leva o nome de uma das principais referências de amor ao próximo do século passado. “Santa Dulce dos Pobres [também conhecida como Irmã Dulce] teve uma trajetória que inspirou a criação desta premiação. Desde muito cedo, Irmã Dulce mostrou vocação para servir aos mais necessitados”, afirmou.

Irmã Nilda

A indicação de Irmã Maria Nilda Cavalcante Rangel para a comenda foi feita pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS). A religiosa tem 92 anos, é pedagoga e salesiana das Filhas de Maria Auxiliadora, com mais de 40 anos de atuação como professora universitária.

Nelsinho destacou que Irmã Nilda dedicou quase sete décadas à atividade salesiana em Campo Grande e Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul. Ele também lembrou a atuação dela como diretora do Hospital Auxiliadora, em Três Lagoas.

“Imaginem vocês gerir um hospital complexo, que tem atendimento de alta complexidade, de uma das três maiores cidades de Mato Grosso do Sul. E ela fazia isso com excelência”, afirmou o senador.

A homenageada também participou da fundação do Centro de Estudos do Menor e Integração na Comunidade, em Lins, no interior de São Paulo. A entidade atua em projetos voltados à inclusão de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Ao receber a comenda, Irmã Nilda relembrou a inspiração em Irmã Dulce. “Quando comecei minha vida na área social, Irmã Dulce estava no apogeu lá na Bahia. E eu dizia para os universitários que trabalhavam conosco: ‘Nós vamos fazer uma obra como a da Irmã Dulce’. Então, ser convidada para receber uma comenda com o nome da Irmã Dulce me deu muita emoção”, declarou.

Jorge Eduardo Deister

O coordenador-geral da Vila do Pequenino Jesus, Jorge Eduardo Deister, foi indicado pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF). Criada em 2009, a instituição acolhe pessoas com diferentes tipos de deficiência em situação de vulnerabilidade.

De acordo com Damares, “a Vila do Pequenino Jesus, em Brasília, é o lugar onde são acolhidos aqueles que a sociedade não quer, aqueles que a sociedade faz de conta que não existem”.

A senadora afirmou que homenagear Jorge é também reconhecer o trabalho de toda a instituição. “Você disse não a uma carreira de sucesso, disse não a uma vida comum, para se dedicar a todos esses filhos que você ama”, ressaltou.

Jorge Eduardo Deister informou que a Vila do Pequenino Jesus atende atualmente 104 pessoas, muitas delas abandonadas. “Ter esse reconhecimento desta Casa é uma alegria muito grande porque vejo que estamos no caminho certo. (...) Temos força para cuidar de muitos outros ainda”, disse.

Instituto da Primeira Infância

O Instituto da Primeira Infância (Iprede), sediado em Fortaleza, também foi agraciado com a comenda. A organização sem fins lucrativos foi criada em 1986 para combater a desnutrição infantil, e sua indicação foi feita pelo senador Eduardo Girão.

O instituto atua no desenvolvimento infantil por meio de atendimento integrado nas áreas de saúde, nutrição e psicologia. Também é referência no atendimento a crianças com transtorno do espectro autista (TEA), com oferta de assistência multiprofissional gratuita.

Girão destacou que o Iprede nasceu com o propósito de enfrentar a desnutrição infantil e reduzir situações de vulnerabilidade social. Ele também citou a expansão do instituto no Ceará.

“Pela primeira vez conseguimos, no ano passado, a implantação dos polos sertão-central, em Quixadá, e agora no centro-sul do Ceará, onde vai ser instalada uma unidade do Iprede, ali em Iguatu. Fico muito feliz com a expansão de algo que vem dando certo”, afirmou o senador.

Representante do Iprede, Joana Mota Clemente afirmou que o instituto aprendeu a unir “a ternura e as ciências, a compaixão e a evidência, o acolhimento e o conhecimento”.

“Hoje atendemos mais de 4 mil crianças, que chegam trazendo histórias, desafios, sonhos e potencialidades. Entre elas, há centenas de crianças autistas e outras com atraso no desenvolvimento, que encontram não apenas terapias, mas oportunidades reais de inclusão, participação e pertencimento”, disse.