Bolsonaro solicita autorização a Moraes para nova cirurgia no ombro
Defesa do ex-presidente pede permissão para procedimento após quadro de dor persistente e incapacidade funcional
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) protocolou pedido ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, para que ele seja autorizado a realizar uma cirurgia no ombro direito na próxima sexta-feira (24) ou sábado (25).
Segundo os advogados, Bolsonaro apresenta quadro de dor persistente e incapacidade funcional no ombro direito, mesmo após tratamento conservador, e necessita de medicação analgésica diariamente.
De acordo com o relatório médico anexado ao processo, assinado pelo Dr. Alexandre Firmino Paniago em 14 de abril de 2026, exames físicos e de imagem apontaram lesão de alto grau do tendão do supraespinhal, retração importante, comprometimento do terço superior do tendão do subescapular, subluxação da cabeça longa do bíceps e lesões relacionadas . Diante desse quadro, foi formalmente indicada a realização de procedimento cirúrgico para fixação das lesões do manguito rotador do ombro direito, por via artroscópica.
A solicitação de defesa é que Moraes autorize todos os atos médicos necessários, incluindo preparatórios, pré-operatórios, internação, realização da cirurgia, pós-operatório e reabilitação diretamente relacionados ao tratamento.
Em 27 de março, Moraes já havia concedido prisão domiciliar humanitária ao ex-presidente por 90 dias, após alta hospitalar. No mês passado, Bolsonaro foi diagnosticado com broncopneumonia bacteriana bilateral de origem provável aspirativa e precisou permanecer internado em tratamento intensivo por duas semanas.