CPI ouve Campos Neto e fundador da Reag sobre banco Master na terça
Ex-presidente do Banco Central e empresário prestarão esclarecimentos sobre falhas na fiscalização e fraudes envolvendo banco Master.
A CPI do Crime Organizado realizará nesta terça-feira (3), às 9h, uma oitiva com o ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para esclarecer possíveis falhas na fiscalização bancária que teriam facilitado a atuação de organizações criminosas.
Na mesma sessão, os senadores também ouvirão João Carlos Falbo Mansur, fundador da Reag Investimentos, fundo investigado por envolvimento em fraudes no banco Master.
De acordo com o senador Jaques Wagner (PT-BA), autor do requerimento que convoca Campos Neto, o colapso do banco Master motivou a convocação. O objetivo da audiência é, segundo Wagner, "coletar informações técnicas e estratégicas" que possam esclarecer os fatos e contribuir para o aprimoramento da legislação (REQ 185/2026 - CPICrime). Campos Neto comandou o Banco Central entre 2019 e 2024.
O presidente da CPI, senador Fabiano Contarato (PT-ES), afirmou que o depoimento de Mansur deve esclarecer a liquidação do fundo pela autoridade monetária, em razão de graves infrações (REQ 179/2026 - CPICrime).
A Polícia Federal (PF) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) conduzem investigações sobre um suposto esquema de manipulação do mercado financeiro, envolvendo gestores do banco Master e da Reag Investimentos.
Como participar
O evento será interativo: qualquer pessoa pode enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania. As mensagens podem ser lidas e respondidas ao vivo pelos senadores e debatedores. O Senado também oferece declaração de participação, válida como atividade complementar em cursos universitários. Pelo Portal e‑Cidadania, é possível opinar sobre projetos e sugerir novas leis.