Lula recebe líderes mórmons dos EUA no Palácio do Planalto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta quinta-feira (26), no Palácio do Planalto, líderes apostólicos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, fundada nos Estados Unidos e cujos membros são conhecidos como mórmons. Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), a reunião foi uma visita de cortesia, na qual foram discutidos o trabalho missionário da igreja no Brasil e ações de ajuda humanitária.
O grupo religioso foi representado pelo apóstolo Ulisses Soares, principal autoridade mórmon no Brasil; Michael Leavitt, ex-governador de Utah (EUA) e presidente do Coro e Orquestra do Tabernáculo na Praça do Templo; e Gordon Smith, diretor da igreja em Salt Lake City e ex-senador dos EUA. Outros três representantes também participaram do encontro.
Notícias relacionadas:
Durante a reunião, os apóstolos detalharam a Lula o funcionamento da igreja e suas ações no Brasil. Destacaram, por exemplo, o apoio de membros da instituição às famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, em 2024, e se colocaram à disposição para colaborar também no auxílio aos atingidos pelas tempestades na Zona da Mata, em Minas Gerais, que já resultaram em 59 mortes.
Ainda conforme a Secom, os líderes mórmons agradeceram ao presidente pelo trabalho em defesa da liberdade religiosa no Brasil. Eles citaram a sanção, em 2003, durante o primeiro mandato de Lula, da Lei de Liberdade Religiosa, destacando o país como um dos que mais protegem o direito de culto no mundo.