ELEIÇÕES 2026

Haddad afirma que decisão sobre 2026 será tomada em conjunto com Lula

Ministro da Fazenda destaca diálogo próximo com o presidente e diz que ainda não definiu futuro político

Publicado em 19/01/2026 às 12:36
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad Reprodução / Instagram

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (19) que sua decisão sobre participação nas eleições de 2026 será tomada em diálogo direto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, destacando que se trata de uma "conversa de dois amigos". Apesar das pressões para que dispute o Senado ou o governo de São Paulo, Haddad tem resistido à ideia de se candidatar.

Em entrevista ao UOL, Haddad lembrou que já recusou pedidos anteriores de Lula. "O Lula fez tudo que foi possível pra eu sair candidato a prefeito em 2020, e eu não saí", relatou. "Quando ele ganhou o título de cidadão parisiense, me convidou para acompanhá-lo e, durante toda a viagem, insistiu para que eu fosse candidato, mas eu não fui."

O ministro também manifestou desejo de deixar o cargo ainda no início deste ano, antes do prazo de desincompatibilização para candidatos, em abril, mas não definiu uma data exata. Segundo Haddad, é importante que seu sucessor assuma as funções no começo do ano para comandar processos como a execução orçamentária e financeira. O secretário-executivo da Fazenda, Dario Durigan, é apontado como o favorito para a sucessão.