SAÚDE

Bolsonaro passa por novo procedimento médico em Brasília

Internado no Hospital DF Star, ex-presidente enfrenta crise de soluços após cirurgia para hérnia inguinal bilateral; estado de saúde é estável.

Publicado em 29/12/2025 às 14:02
O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi submetido a um novo procedimento médico nesta segunda-feira, 29, no Hospital DF Star, em Brasília. Internado desde o Natal, Bolsonaro já havia passado por uma cirurgia recente na unidade hospitalar.

Condenado a 27 anos e três meses de prisão, Bolsonaro estava detido em cela especial na Superintendência da Polícia Federal, na capital federal. Após avaliação médica, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a internação do ex-presidente para realização da cirurgia.

No sábado, 27, Bolsonaro já havia passado por outro procedimento para tratar uma forte crise de soluços, que havia dificultado seu sono na noite anterior. Segundo os médicos, a intervenção foi necessária devido à persistência dos sintomas.

De acordo com boletim médico divulgado no domingo, 28, um novo procedimento seria realizado nesta segunda-feira. "Na noite passada, apresentou nova crise de soluços, apesar do procedimento realizado, além de elevação da pressão arterial. No momento, encontra-se estável e sem soluços", informou a equipe médica.

O que é hérnia inguinal bilateral e como é feita a cirurgia?

A hérnia ocorre quando há uma abertura ou fraqueza na parede abdominal ou pélvica, permitindo que alças do intestino ou outros tecidos extravasem por esse espaço. O quadro pode causar dor, desconforto e formação de um caroço, especialmente durante esforços físicos.

Quando o extravasamento ocorre na região da virilha, a condição é chamada de hérnia inguinal. Ela é considerada bilateral quando afeta simultaneamente as regiões direita e esquerda da virilha.

A cirurgia, conforme explicou o cirurgião do aparelho digestivo Paulo Barros, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, consiste em recolocar o conteúdo abdominal no lugar e posicionar uma tela de polipropileno na área afetada, reforçando a parede abdominal e fechando a abertura.