SAÚDE

Cirurgia de Bolsonaro é concluída com sucesso, informa Michelle

Ex-presidente se recupera de procedimento para hérnia inguinal em Brasília; Michelle e Flávio atualizam estado de saúde.

Publicado em 25/12/2025 às 13:29
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

A cirurgia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi concluída "com sucesso", conforme informou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em publicação no Instagram, por volta das 13h desta quinta-feira, 25.

"Cirurgia finalizada com sucesso! Sem intercorrências", escreveu Michelle. "Agora é aguardar o retorno da anestesia", acrescentou.

Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia para tratar uma hérnia inguinal bilateral no Hospital DF Star, em Brasília. O procedimento começou por volta das 9h15 e tinha previsão de durar cerca de quatro horas.

Antes do procedimento, o ex-presidente confirmou, em carta escrita a próprio punho, que seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), será seu pré-candidato às eleições presidenciais do próximo ano. O texto foi lido pelo próprio Flávio pouco antes do início da cirurgia.

Na carta, Bolsonaro afirma ter enfrentado "duras batalhas pagando um preço alto com minha saúde e família para defender aquilo que acredito ser o melhor para o nosso Brasil".

Em um "cenário de injustiça" e com o objetivo de "não permitir que a vontade popular seja silenciada", o ex-presidente diz indicar Flávio como pré-candidato à Presidência da República em 2026.

"Entrego o que há de mais importante na vida de um pai, o próprio filho, para a missão de resgatar o nosso Brasil", escreveu Jair Bolsonaro, que está preso na Superintendência da Polícia Federal em Brasília após ser condenado a 27 anos e 3 meses por envolvimento em uma trama golpista após a derrota na eleição de 2022.

O ex-presidente deixou a cela da Polícia Federal na quarta-feira, 24, para realizar sua oitava cirurgia desde 2018, ano em que foi vítima de um atentado a faca durante a campanha eleitoral. A intervenção desta vez, autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, teve como objetivo tratar a hérnia inguinal.

Além disso, há expectativa de que Bolsonaro seja submetido a outro procedimento: o bloqueio anestésico do nervo frênico, para corrigir episódios constantes de soluços.