LEVANTAMENTO NACIONAL

Petismo prevalece entre católicos e bolsonarismo entre evangélicos, aponta Datafolha

Pesquisa mostra que 48% dos católicos se identificam com o PT, enquanto 47% dos evangélicos demonstram preferência pelo bolsonarismo.

Publicado em 24/12/2025 às 16:28
Reprodução

Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira, 24, revela que o petismo é predominante entre católicos (48%), enquanto o bolsonarismo lidera entre evangélicos (47%).

O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 4 de dezembro, ouvindo 2.002 pessoas com 16 anos ou mais em 113 municípios do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

De acordo com a pesquisa, os simpatizantes do Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estão mais concentrados entre mulheres (42%), aposentados (45%), moradores do Nordeste (49%) e pessoas com escolaridade até o ensino fundamental (52%).

Já os simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro, do Partido Liberal (PL), têm maior presença entre homens (37%), empresários (41%), moradores da região Sul (41%) e quem recebe de cinco a dez salários mínimos (42%).

O levantamento aponta ainda que 74% dos entrevistados se identificam como petistas ou bolsonaristas: 40% dizem ter maior afinidade com o PT, enquanto 34% se alinham ao ex-presidente. Entre a população com 60 anos ou mais, a polarização é ainda maior: 38% preferem Bolsonaro e 46% Lula, somando 84% dos entrevistados dessa faixa etária.