POLÍTICA

Lula reafirma veto ao projeto que reduz penas do 8 de Janeiro

Presidente diz que vai vetar PL que pode beneficiar condenados por atos golpistas e desafia Congresso a derrubar decisão.

Publicado em 19/12/2025 às 14:23
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva © AP Photo / Eraldo Peres

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou nesta sexta-feira, 19, que irá vetar o projeto de lei que reduz as penas dos condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro, proposta que pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Com todo o respeito aos deputados e senadores que votaram a favor da lei da redução da pena, eu quero dizer para vocês que eu vou vetar essa lei. Se eles quiserem, que derrubem o meu veto", declarou Lula durante evento em São Paulo.

O presidente voltou a destacar a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) nos julgamentos. Segundo Lula, foi histórica a prisão de um ex-presidente e de generais por tentativa de golpe de Estado.

"Pela primeira vez na história deste país, temos um presidente preso por tentativa de golpe. Pela primeira vez, temos quatro generais de quatro estrelas presos pela tentativa de golpe", afirmou.

O ministro Fernando Haddad acompanhou Lula na cerimônia de Natal do ExpoCatadores, na capital paulista. No evento, o governo federal anunciou iniciativas da Caixa Econômica Federal e do Ministério da Gestão e Inovação (MGI) para apoiar o setor de catadores de recicláveis.