DECISÃO PARLAMENTAR

Câmara cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Ato foi publicado no Diário Oficial após decisão da Mesa Diretora por ausência dos deputados em sessões deliberativas.

Publicado em 18/12/2025 às 18:24
Plenário da Câmara dos Deputados Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados cassou, nesta quinta-feira (18), os mandatos dos deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ). O ato oficial já foi publicado no Diário Oficial da Casa.

Em relação a Eduardo Bolsonaro, o texto do ato afirma: "A MESA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pelo art. 15, XIV, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, resolve, por maioria, acolher a manifestação do parecer do Relator Deputado Carlos Veras e DECLARAR A PERDA DO MANDATO do Deputado Eduardo Bolsonaro, nos termos do artigo 55, III e § 3º, da Constituição Federal".

Segundo a publicação, a cassação de Eduardo ocorreu "por ter deixado de comparecer, na presente sessão legislativa, à terça parte das sessões deliberativas da Câmara dos Deputados".

No caso de Alexandre Ramagem, o ato também cita: "A MESA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pelo art. 15, XIV, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, resolve, por maioria, acolher a manifestação do parecer do Relator Deputado Carlos Veras e DECLARAR A PERDA DO MANDATO do Deputado Delegado Ramagem, nos termos do artigo 55, III e § 3º, da Constituição Federal".

A decisão sobre Ramagem destaca que a cassação ocorre "tendo em vista que (Ramagem) deixará de comparecer, na sessão legislativa subsequente, à terça parte das sessões deliberativas da Câmara dos Deputados".