POLÍTICA

Tarcísio reafirma apoio a Flávio Bolsonaro para 2026 e destaca foco na reeleição em SP

Governador de São Paulo diz que já declarou apoio ao senador Flávio Bolsonaro para a Presidência, mas reforça compromisso com projetos de longo prazo no Estado.

Publicado em 18/12/2025 às 14:28
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) Reprodução / Instagram

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta quinta-feira (18) que já declarou apoio ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como candidato à Presidência da República em 2026. Ao comentar o almoço que o 'Zero Um', como é conhecido o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), teve com empresários na capital paulista, Tarcísio ressaltou que Flávio busca demonstrar abertura ao diálogo com o Supremo Tribunal Federal (STF) e o mercado financeiro.

"Ele está dizendo o seguinte: 'olha, eu vou ser um cara aqui que estou pronto para dialogar, estou pronto para conversar, eu vou conversar com o Supremo, eu vou conversar com o mercado, eu vou conversar, quero ter uma linha na economia como a do Paulo Guedes'", afirmou o chefe do Executivo paulista. "Está dando as diretrizes para seguir em frente. E eu acho que isso tem sido bem recebido, tem sido positivo."

Durante coletiva com jornalistas após evento de balanço anual da gestão no Palácio dos Bandeirantes, Tarcísio reiterou que sempre declarou estar focado na reeleição em 2026 e considerou "engraçado" o fato de muitos não acreditarem nisso. "Engraçado é porque eu venho falando isso há muito tempo, o pessoal só não acreditava. Eu dizia: 'olha, eu estou focado aqui naquilo que o cidadão de São Paulo me deu'", reforçou o governador.

"Por que a gente investiria num projeto que vai ficar pronto ano que vem para iniciar uma obra ano que vem que vai ficar pronta em 2030? Porque a gente tem projeto de longo prazo", argumentou Tarcísio.

Em seguida, o governador listou projetos que devem ser entregues nos próximos anos, sinalizando a intenção de buscar um segundo mandato à frente do Executivo estadual. Destacou que o Túnel Santos-Guarujá, realizado em parceria com o governo federal, deixou de ser promessa e se tornou realidade após sua gestão tirar o projeto do papel, reiterando a viabilidade da obra.

Segundo Tarcísio, o Estado executa "o maior programa habitacional de sua história" e atingiu recordes em cirurgias realizadas, passando de 700 mil para 1,4 milhão. O governador também ressaltou o aumento dos investimentos em infraestrutura, citando a entrega do Rodoanel, da Linha 17 e o avanço da Linha 6. Em sua avaliação, a gestão conseguiu resolver problemas históricos, como a Cracolândia, e entregar obras que governos anteriores não concluíram. "Basicamente, fizemos o que diziam ser impossível" – frase que marcou sua retrospectiva anual e deve nortear sua campanha em 2026.