BALANÇO PARLAMENTAR

Dra. Eudócia faz balanço do ano e destaca ações na área da saúde

Senadora ressalta avanços em cirurgias de catarata, pediatria e pesquisa oncológica em seu primeiro ano de mandato

Publicado em 17/12/2025 às 19:01
Dra. Eudócia (PL-AL) Reprodução / Instagram

A senadora Dra. Eudócia (PL-AL), em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (17), apresentou um balanço de seu primeiro ano de mandato, destacando a saúde como foco principal de sua atuação no Senado.

No discurso, a parlamentar ressaltou ações voltadas à ampliação do atendimento médico em Alagoas, programas de assistência e a destinação de emendas parlamentares para o estado. Entre as iniciativas, destacou a implementação do programa Olhar da Gente, voltado à realização de cirurgias de catarata. Segundo ela, a iniciativa beneficiou mais de 10 mil pacientes em 29 cidades e terá continuidade em 2026.

— O programa Olhar da Gente está devolvendo a visão a mais de 10 mil pacientes com catarata, uma política pública que beneficia moradores de 29 cidades, em parceria com as prefeituras. Todas as cirurgias acontecem no Hospital da Cidade, que é o primeiro hospital público da história de Maceió, sendo o mais moderno e eficiente equipamento de saúde em todo o Nordeste brasileiro. Um projeto transformador na vida das pessoas — afirmou.

A senadora também mencionou o projeto de lei (PL 4.305/2023), de sua autoria, que visa ampliar o número de pediatras na rede pública de saúde. A proposta prevê incentivos para a formação e fixação desses profissionais, especialmente na atenção primária, com o objetivo de fortalecer o atendimento infantil e reduzir a carência de especialistas.

Dra. Eudócia destacou ainda avanços na área de pesquisa oncológica, citando visitas a centros internacionais na Rússia e no Reino Unido, além do acompanhamento de estudos sobre vacinas contra o câncer. Ela mencionou a aprovação do PL 126/2025, também de sua autoria, que cria o marco regulatório da vacina e dos medicamentos de alto custo contra o câncer. O projeto estabelece diretrizes para pesquisa, produção e acesso pelo Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo terapias de RNA mensageiro.

— Daremos a oportunidade para que cientistas brasileiros participem de investigações clínicas em grandes centros internacionais. Isso vai assegurar que o país esteja na vanguarda da pesquisa científica oncológica — declarou a senadora.