INDICAÇÃO AO SUPREMO

Lula mobiliza ministros para garantir votos a Jorge Messias no STF

Presidente pede empenho da equipe para conquistar apoio de senadores à indicação do advogado-geral da União ao Supremo Tribunal Federal.

Publicado em 17/12/2025 às 14:40
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) Arquivo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) orientou seus ministros a buscar apoio de senadores para aprovar a indicação de Jorge Messias, advogado-geral da União, ao Supremo Tribunal Federal (STF). O pedido foi feito durante a última reunião ministerial do ano, realizada nesta quarta-feira, 17.

"Quem tiver um senador amigo, não deixe de desejar um Feliz Natal e pedir voto para o Messias. Eu não indiquei o Messias porque ele é meu amigo, indiquei ele porque ele é um grande advogado e o País tem gratidão pelo que ele fez pela presidente Dilma Rousseff. Desde lá, ele continua sendo leal", afirmou Lula.

Lula indicou Jorge Messias ao STF em 20 de novembro, mas ainda não enviou formalmente a indicação ao Senado. O governo teme não alcançar os 41 votos necessários para a aprovação. Entre os obstáculos está a resistência do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que apoiava o nome do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).