AGRICULTURA

Comissão aprova suspensão de mudanças nas regras para importação de cacau africano

Projeto na Câmara busca restabelecer exigências fitossanitárias para proteger lavouras brasileiras de pragas vindas da África.

Publicado em 17/12/2025 às 11:55
Comissão da Câmara aprova suspensão de mudanças nas regras para importação de cacau africano. Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 330/22, que suspende mudanças nas regras para importação de cacau africano.

A proposta anula decisão da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que havia revogado a exigência fitossanitária para a importação de amêndoas de cacau da Costa do Marfim.

O relator, deputado José Rocha (União-BA), recomendou a aprovação do projeto. “A retirada de mecanismo de proteção reconhecido como imprescindível à defesa agropecuária brasileira configura verdadeiro retrocesso sanitário”, afirmou.

Segundo o texto, a Instrução Normativa 125/21 dispensa o uso do brometo de metila, produto utilizado no controle de pragas comuns em lavouras africanas. O autor do projeto, deputado Zé Neto (PT-BA), alertou: “Essas pragas podem contaminar as plantações brasileiras de cacau e até mesmo aquelas de outras culturas”.

Próximos passos
A proposta ainda será analisada pelo Plenário. Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.