POLÍTICA / ECONOMIA

Medida provisória contra tarifaço perde validade no Congresso

MP que buscava amenizar efeitos de tarifas dos EUA sobre produtos brasileiros deixa de vigorar após suspensão das sobretaxas.

Publicado em 16/12/2025 às 15:19
Congresso Nacional Reprodução / Agência Brasil

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, declarou na semana passada a perda de validade da Medida Provisória (MP) 1.309/2025, que havia instituído o Plano Brasil Soberano e o Comitê de Acompanhamento das Relações Comerciais com os Estados Unidos.

A medida provisória, agora sem eficácia, tinha como objetivo conter os impactos do tarifaço imposto pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.

A iniciativa previa a criação de novas linhas de financiamento e outras ações estratégicas para apoiar exportadores afetados pelo "tarifaço".

Editada pela Presidência da República em 13 de agosto, a MP começou a tramitar em comissão mista instalada em 24 de setembro, presidida pelo deputado federal Cezinha de Madureira (PSD-SP) e relatada pelo senador Fernando Farias (MDB-AL).

Em 3 de outubro, o prazo de vigência da medida foi prorrogado até 10 de dezembro.

No entanto, em 20 de novembro, o presidente Donald Trump anunciou a suspensão da tarifa de importação de 40% sobre café, carne, frutas e outros produtos brasileiros. Com isso, na última quinta-feira (11), a perda de validade da medida provisória foi oficialmente declarada.