MACEIÓ

População do Conjunto Planalto recebeu serviços de saúde e cidadania

Publicado em 18/04/2025 às 16:15

O programa Brota na Grota esteve no Conjunto Planalto, no Benedito Bentes, na última quarta-feira (16), numa edição especial pré-feriado, levando serviços essenciais à população. Além dos tradicionais atendimentos de saúde, assistência social, educação e bem-estar animal, os moradores também tiveram acesso à triagem para consultas médicas, vacinação e serviços de cidadania, em uma ação conjunta das secretarias municipais.

Serviços do programa são oferecidos em tendas montadas nas comunidades. Foto: Ascom/Segov
Serviços do programa são oferecidos em tendas montadas nas comunidades. Foto: Ascom/Segov

Para Lucilea Maria da Silva, de 33 anos, o evento trouxe facilidade e economia ao cuidar da saúde de seus animais. Ela aproveitou o serviço veterinário oferecido pelo programa para vacinar sua gata e destacou a agilidade e a qualidade do atendimento.

“O atendimento foi bom, não demorou muito, e é uma ótima oportunidade para quem não tem condições financeiras de levar seus animais a um veterinário particular”, afirmou. Lucilea recomendou o evento para outras pessoas, especialmente pela importância do cuidado preventivo com os animais domésticos. Ela destacou ainda que o atendimento veterinário foi tão positivo e necessário para a comunidade, que mereceria até um tempo maior, dada a grande procura dos moradores pelos cuidados com seus pets.

Lucilea levou sua gata Mavi para consulta veterinária. Foto: Ascom Segov
Lucilea levou sua gata Mavi para consulta veterinária. Foto: Ascom Segov

Natália Mayara da Silva, 28 anos, também elogiou o programa. Ela compareceu ao Brota na Grota para realizar a inscrição no Programa CRIA, marcar uma consulta com neurologista para seu filho e ainda deixar seu currículo no posto do SINE Maceió, buscando uma nova oportunidade de emprego.

"O atendimento foi ótimo. Consegui marcar o médico para meu filho e também me inscrevi no curso oferecido pelo SINE. É muito bom ter tudo isso perto de casa. Com certeza recomendo para outras pessoas e gostaria muito que o evento voltasse mais vezes, porque traz várias oportunidades ao mesmo tempo", declarou Natália.

Edvaldo Barros de Almeida, coordenador da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no Brota na Grota, explicou o papel fundamental da saúde no programa, destacando que o objetivo principal é garantir assistência básica e preventiva para as comunidades mais vulneráveis.

“Desde o início do projeto, a SMS já passou por mais de 100 comunidades e realizou cerca de 127 mil atendimentos. Temos equipes multiprofissionais com técnicos de enfermagem, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e assistentes sociais, que oferecem serviços desde aferição de pressão e glicemia até consultas médicas e testes rápidos. Além disso, cuidamos dos animais com consultas veterinárias, vermifugação e vacinação antirrábica. Nosso maior desafio é justamente promover a saúde preventiva para quem mais precisa”, destacou Edvaldo.

Para ele, ações como o Brota na Grota não levam apenas serviços, mas também dignidade e inclusão social para moradores que, por muito tempo, foram esquecidos. "Recebemos retornos muito positivos dos moradores, o que mostra que estamos no caminho certo, promovendo a verdadeira mudança na vida das pessoas", concluiu.

Tenda da Secretaria Municipal de Saúde foi uma das mais procuradas e teve até fila de espera. Foto Ascom Segov
Tenda da Secretaria Municipal de Saúde foi uma das mais procuradas e teve até fila de espera. Foto Ascom Segov

O Brota na Grota é o maior programa de inclusão social do Brasil, idealizado pela atual gestão e coordenado pela Secretaria Municipal de Governo e de Subprefeituras (Segov), ocorrendo todas as sextas-feiras, o programa leva os mais diversos serviços públicos para as comunidades mais vulneráveis da capital.