Gestão JHC fortalece pequenos negócios por meio de investimentos no turismo

A gestão JHC tem apostado no desenvolvimento do turismo de Maceió como ferramenta para alavancar pequenos negócios e dar mais oportunidade para os maceioenses. Neste feriadão de Semana Santa e Tiradentes, Maceió é o terceiro destino mais procurado do Brasil, ficando atrás apenas de grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, segundo dados divulgados pela Decolar, empresa especializada em tecnologia de viagens que lidera o segmento na América Latina.
Toda essa movimentação na capital tem ajudado o empreendimento de Rosangela Nunes (55) a crescer. Ela é artesã e há seis anos decidiu investir no próprio negócio e viver exclusivamente da venda das peças de crochê. Ela é uma das expositoras da Feira da Economia Solidária instalada na Praça Gogó da Ema, na Ponta Verde.

Segundo ela, desde que a cidade começou a ser mais visitada por turistas, as vendas aumentaram proporcionalmente. “Aqui conseguimos vender muito mais e dá a oportunidade de termos contato direto com o turista. Então, muitas vezes a gente vende para um turista, ele gosta, leva para a cidade dele e depois entra em contato com a gente pedindo mais peças para ele mesmo ou para alguém da família. Nesses casos, eu envio as peças e aí a gente conquista mais clientes, nossa arte ganha o mundo”, conta.
Antonieta Amorim (64) afirmou que a movimentação na cidade é crucial para o aumento das vendas. Ela confecciona santinhas decoradas com filé e miçangas e afirma que a iniciativa da Prefeitura de Maceió em incentivar a economia solidária e montar feiras em locais estratégicos foi essencial para que os produtos ficassem mais visíveis e, consequentemente, vendessem mais.
“Nos últimos anos temos visto nossa cidade bem cuidada, com eventos, com muitos atrativos, e isso movimenta muito a cidade. Muita gente chegando na cidade para nós significa mais oportunidade de vendas”, diz Antonieta.
E completa: “As vendas já estão boas aqui e a expectativa é que melhorem ainda mais com o feriadão e, pelo o que estamos vendo, até o final do ano não vai parar, vai ser mais e mais pessoas chegando para curtir as belezas naturais, para os cruzeiros e para os eventos. E eu estarei aqui. Eu já expus no Porto de Maceió e em outros pontos através dessa iniciativa da Prefeitura e posso afirmar que faz muita diferença”.
João Batista (22) veio de Manaus e está em Maceió com a mãe Nariane Monteiro e a irmã Joana Bisneta e também aprovou a iniciativa. João Batista conta que, desde criança, vem para Maceió com a família ao menos uma vez ao ano, mas que nos últimos anos tem notado a cidade mais movimentada e com mais atrativos.

“A gente não costumava circular aqui pela orla de Maceió. Antes a gente ia mais para as praias do interior, mas quando a gente passa e vê tudo iluminado, com essa decoração e as barraquinhas, isso chama muito nossa atenção. É uma iniciativa bem legal, encontramos produtos acessíveis e compras diretamente dos artesãos”, afirma.
Salto histórico
A visibilidade do destino Maceió é fruto de um esforço articulado da gestão JHC em promover o destino, por meio da participação em feiras e congressos turísticos e de parcerias com entidades públicas e privadas, mas também é um reflexo dos investimentos em projetos inovadores e em infraestrutura de qualidade.
Entre 2021 e 2024, a cidade deu um salto histórico em números, mostrando taxas de ocupação hoteleira, crescimento dos desembarques no Aeroporto Zumbi dos Palmares, no Terminal Rodoviário e na temporada de cruzeiros recordes, elevando o potencial turístico da capital alagoana.