MACEIÓ

Educação capacita merendeiros da rede municipal sobre segurança alimentar

Publicado em 09/04/2025 às 09:37

O auditório da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) foi palco de uma formação voltada aos merendeiros que atuam nas unidades do Programa Gigantinhos e àqueles profissionais aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) realizado pela pasta, em 2023.

A formação, realizada na terça-feira (8), acontece anualmente em uma parceria entre a Semed e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), atendendo às diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que estabelece como obrigatória a capacitação contínua dos profissionais envolvidos na alimentação escolar.

“Essa capacitação precisa acontecer sempre para que os merendeiros, tanto os novos quanto os que já estão na rede, consigam exercer a prática profissional deles da melhor forma. A gente junta o útil ao agradável e faz com que eles façam a prática no dia a dia”, explica a professora de gestão da qualidade na produção de alimentos, Gabriela Rossiter, destacando que é importante fazer com que esses profissionais entendam o valor deles durante esse processo e que deve haver comprometimento de todos os lados.

A ação contou com a participação de 15 estudantes do curso de Nutrição da Ufal, que conduziram seminários e promoveram dinâmicas sobre temas essenciais para o trabalho diário dos merendeiros. Entre os assuntos abordados, higiene pessoal, cuidados no manuseio dos alimentos e boas práticas na cozinha escolar.

Mayza Raynara, aluna do sétimo período de Nutrição, explica a importância do papel do nutricionista como professor e conscientizador durante as capacitações: “Observamos que eles trazem algumas dúvidas, e, além de tentar responder a essas perguntas, trazemos ainda mais do que é o correto e o ideal, não baseado no nosso achismo, mas em todas as resoluções e orientações passadas por órgãos como a OMS e a Anvisa. No dia a dia, muitos mitos são espalhados por aí, então tentamos desmistificar”.

Dinâmicas abordaram temas essenciais para o trabalho diário dos merendeiros, como a lavagem das mãos. Foto: Maria Clara Tenório/ Ascom Semed
Dinâmicas abordaram temas essenciais para o trabalho diário dos merendeiros, como a lavagem das mãos. Foto: Maria Clara Tenório/ Ascom Semed

Aprendizado e comprometimento

Alba Barbosa, merendeira do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Cleide Gomes Cordeiro da Silva, compartilha um pouco da sua trajetória na área da educação. Ela conta que, profissionalmente, atua como cozinheira há 20 anos e que se tornar merendeira sempre foi uma vontade sua.

“Lidar com crianças é uma coisa mágica, porque para mim, cozinhar é uma terapia, é uma alquimia. Você transforma um alimento numa refeição deliciosa, e cada sorriso de uma criança que chega para mim, que elogia minha comida, me faz ter vontade de aprender mais”, expressa.

Alba enfatiza a importância dessas capacitações e conta que, para ela, foi mais um aprendizado e um empurrão para ter certeza de que está no caminho certo.

“O principal benefício que a gente observa após essas capacitações é a melhoria da qualidade dessa alimentação, além do alinhamento das habilidades desses merendeiros escolares para que eles possam ter segurança na manipulação dos alimentos, a partir do momento que eles são habilitados para reforçar as técnicas de boas práticas junto à produção desses alimentos”, explica Ana Denise Gouvêa, coordenadora de Alimentação e Nutrição Escolar da Semed.

Iniciativas como essa reafirmam o compromisso da Semed com a qualidade da alimentação escolar, assegurando que os profissionais estejam sempre preparados para oferecer refeições seguras e nutritivas, fundamentais para a saúde e o desenvolvimento dos alunos.

Merendeiros do Programa Gigantinhos e aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) participaram de formação. Foto: Maria Clara Tenório/ Ascom Semed
Merendeiros do Programa Gigantinhos e aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) participaram de formação. Foto: Maria Clara Tenório/ Ascom Semed